A Petrobras divulga em agosto o resultado da licitação para o afretamento de PSVs 4500. A expectativa é que sejam contratadas as sete embarcações que ofertaram melhores taxas diárias.
As quatro propostas mais bem colocadas foram da Up Offshore, com o Up Esmeralda por US$ 20,8 mil/dia e Up Amber, Up Pearl e Up Jasper, por US$ 21,5 mil/dia. Na sequência, ficaram o Siem Supplier, da Siem Offshore (US$ 22,3 mil/dia), Skandi Caledonia (22,8 mil/dia), da Norskan, e Sea Sider (US$ 23,5 mil/dia), da Deep Sea Supply.
As outras empresas que tiveram propostas classificadas foram a Olympic, Marítima, Farstad Shipping, Maré Alta do Brasil, Maersk e Bram Offshore. Duas ofertas – uma da Deep Sea Supply e outra da Asgaard – foram desclassificadas.
Um dos fatores que poderá, no entanto, alterar o resultado é o fato de que os sete barcos com as menores taxas têm bandeira estrangeira e, para serem contratados, teriam que ser inscritos no Registro Especial Brasileiro (REB).
É o que está fazendo a Siem Offshore. A empresa informou à Antaq que deu início ao processo de suspensão de bandeira do Siem Supplier. Com isso, a embarcação poderá navegar com bandeira brasileira, evitando o bloqueio por modelos similares nacionais.
A empresa realiza no momento atividades de manutenção preventiva e modificações necessárias no arranjo do Siem Supplier em um estaleiro de reparos, visando à entrega do barco à Petrobras em plenas condições de atendimento ao novo contrato a ser assinado.