Mais prazo para Libra e Sépia

  • 19/01/2017

Nova extensão do prazo para entrega de propostas para os FPSOs aperta ainda mais o cronograma dos projetos, originalmente programado para 2020

FPSO Pioneiro de Libra ( Cortesia Teekay )

FPSO Pioneiro de Libra ( Cortesia Teekay )

Os prazos de entrega das propostas das duas licitações para o afretamento dos FPSOs para as áreas de Libra e Sépia foram novamente adiados. O consórcio de Libra remarcou a data para o dia 31 de janeiro, enquanto a Petrobras transferiu o recebimento dos envelopes da unidade de Sépia para 2 de março.

No caso do FPSO de Libra, projeto de partilha da produção da Bacia de Santos, os envelopes estavam previstos para serem abertos nesta segunda-feira (16/1). O consórcio não deve prorrogar novamente o prazo, já que manteve a data de 31 de janeiro como definitiva e não estendeu o prazo de perguntas e esclarecimentos já vencido. A estratégia é evitar o surgimento de novas dúvidas que possam ter impacto sob o cronograma da licitação.

A percepção do mercado é de que o consórcio de Libra adiou a data de entrega das propostas na expectativa de que o seu pedido de waiver possa vir a ser analisado nesse período pela ANP. O pedido de waiver do FPSO vem sendo avaliado desde o ano passado, mas a aposta é que, com Décio Oddone no comando do órgão regulador, o ritmo pode ser acelerado.

A data de entrega das propostas para o FPSO de Sépia tinha sido agendada para 31 janeiro. A exemplo da estratégia de Libra, a  Petrobras também protocolou um pedido de waiver para o FPSO de Sépia, já que nas duas licitações os preços apresentados ficaram muito acima das expectativas.

Os FPSOs de Libra e Sépia estão previstos para entrar em operação em 2020, mas diante dos adiamentos é quase certo que o cronograma seja revisto e adiado por pelo menos um ano.  As duas unidades terão capacidade para produzir 180 mil b/d e ficarão afretadas pelo prazo de 13 anos, com possibilidade de prorrogação por mais oito anos.

Fonte: Brasil Energia – Claudia Siqueira
19/01/2017|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |