O projeto tem como objetivo definir diretrizes estratégicas para ações de desenvolvimento dos negócios no setor
A Lidera Consultoria, especialista em estratégia e gestão multissetorial, conquista um novo projeto, desta vez junto ao Fórum Náutico Paulista, que tem como objetivo principal fomentar a indústria náutica do estado. A Lidera foi habilitada para realizar o projeto devido às suas experiências anteriores em planejamento estratégico setorial e desenvolvimento regional. O trabalho a ser desenvolvido prevê a definição de bases para políticas públicas, avaliações da cadeia econômica de alto valor agregado, do turismo, da sustentabilidade, da qualidade de vida, emprego e renda, revitalização de regiões litorâneas ou ribeirinhas, planejamento setorial e regional.
Em 2013, o Governo do Estado de São Paulo criou um grupo executivo de trabalho formado e apoiado por representantes de entidades do setor náutico, o Fórum Náutico Paulista. Dentre as entidades participantes estão a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI); Secretaria do Meio Ambiente; Secretaria de Turismo; Investe São Paulo e Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (SINAVAL).
O grupo tem como objetivo principal fomentar o setor náutico do estado e elevar a competitividade das empresas participantes da cadeia. Apesar do potencial de geração de emprego e renda, em especial no segmento de comércio e serviços, as ações da Cadeia Náutica de Lazer se concentram em estaleiros e marinas, devido à sua estrutura mais consolidada. A fim de fomentar outros segmentos do setor náutico, que atualmente carecem de dados para diagnosticar impactos econômicos, o Fórum Náutico Paulista contará com a expertise de diagnóstico da Lidera Consultoria. Desse modo, será desenvolvido um mapeamento do Estado para toda a Cadeia Náutica de Lazer, que visa identificar os impactos positivos e as potencialidades para o setor.
Em análise realizada pelo Fórum Náutico Paulista, constatou-se que os dados disponíveis dessa cadeia, baseados em levantamento realizado em 2012, se concentram no segmento de produção de embarcações. Segundo essa análise, o faturamento brasileiro do setor foi de US$ 2,3 bi, ou seja, cerca de 2,75% do faturamento mundial; o setor náutico brasileiro emprega cerca de 40 mil pessoas, representando 5,71% de empregos do setor náutico mundial; e, em 2012, o país tinha cerca de 120 estaleiros, representando 2,45% do parque fabril mundial.
“A Lidera Consultoria deverá propor e mensurar os indicadores socioeconômicos para a cadeia, identificando seu potencial de contribuição com geração de emprego qualificado e renda”, explica Felipe Bussinger Lopes, sócio da Lidera. “Os consultores deverão realizar, também, benchmarking internacional, workshops, além de mapear as demandas e oportunidades de alavancagem de infraestrutura e nível de serviços vinculados ao setor náutico de lazer, em todo o litoral paulista e em região a definir em águas de represa do interior paulista”, completa.
A análise prévia demonstra que existe no país potencial para crescimento em outros segmentos do setor Náutico, principalmente a partir deste ano, que deve marcar a retomada da economia como um todo.
Dentre os trabalhos já desenvolvidos pela consultoria estão projetos para a indústria de chocolates e confeitos, para o setor de acessórios pet no interior de São Paulo, para arranjos produtivos de economia criativa em todo o Brasil, entre outros.
Sobre a Lidera Consultoria
A Lidera é uma consultoria de estratégia e gestão multissetorial, que atua em segmentos como alimentos e bebidas, cosméticos, health care, infraestrutura, tecnologia e serviços, entre outros. A empresa desenvolve projetos de planejamento estratégico, business plan, internacionalização e aumento de resultados. Fundada em 2009, a Lidera tem atuação nacional e é baseada em São Paulo. Atende empresas de todos os portes, públicas e privadas.