Petrobras adia entrega de propostas das licitações de três FPSOs

  • 14/06/2018

Unidades de Marlim e Parque das Baleias têm data alterada e estratégia deve ser estendida também para Mero

A Petrobras adiou a data de entrega das propostas das licitações para afretamento de dois novos FPSOs para Marlim e um FPSO para o Parque das Baleias, na Bacia de Campos. As duas concorrências estavam com abertura das propostas marcada para o dia 20 de junho. A data de Marlim foi remanejada para 9 de agosto e a do Parque das Baleias para 10 de dezembro. A tendência é de que na próxima semana a petroleira prorrogue também o prazo da licitação de Mero 2.

Lançada em janeiro, a concorrência de Marlim prevê o afretamento de dois FPSOs, um com capacidade para produzir 80 mil barris/dia (Marlim I) e outro para 70 mil barris/dia (Marlim II), que ficarão afretados por 25 anos e não terão exigência de conteúdo nacional por se tratarem de projetos da rodada zero.

O FPSO Marlim I terá que ser entregue em 974 dias e a segunda unidade terá que estar pronta para operação sequencialmente em 1.065 dias, exatos três meses depois da primeira. De acordo com o Plano de Negócios 2018-2022, o primeiro óleo dos dois FPSOs irá ocorrer em 2021.

Já a nova unidade do Parque das Baleias terá capacidade para produzir 100 mil barris/dia de óleo e comprimir 5 milhões de m3/dia de gás. O prazo de afretamento do FPSO será de 22 anos e meio, com entrada em operação programada para 2021.  A unidade terá capacidade para estocar 1 milhão de barris de óleo.

Conforme antecipado pela Brasil Energia Petróleo, a Petrobras vinha analisando a possibilidade de adiamento da data de entrega das propostas desde maio. A extensão era dada como certa, sobretudo depois que a SBM não apresentou proposta na licitação do FPSO de Búzios V.

A estratégia de adiamento deve ser estendida à licitação destinada ao afretamento de um FPSO para o projeto de Mero II, cuja entrega de propostas está marcada para o dia 29 de junho.

Fonte: Brasil Energia – Claudia Siqueira
14/06/2018|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |