PLSV Skandi Recife inicia contrato com a Petrobras em meio a contestação da Marinha

  • 19/06/2018

Tribunal Marítimo determinou recentemente o cancelamento do Pré-REB da embarcação

O PLSV Skandi Recife iniciou seu contrato de afretamento com a Petrobras, por um período de oito anos. A embarcação da Dofcon  – joint venture  entre TechnipFMC (50%) e DOF (50%) –  prestará serviços nas bacias de Campos, Santos e Espírito Santo. O Skandi Recife foi parcialmente construído no Estaleiro Vard Promar, em Pernambuco, local onde o seu navio-irmão, Skandi Olinda, ainda está sendo construído.

A origem da embarcação foi recentemente contestada pela Marinha. Em decorrência disso, o Tribunal Marítimo (TM) determinou o cancelamento do Pré-Registro Especial Brasileiro (Pré-REB) do PLSV.

O Pré-REB é um registro provisório que permite a concessão de benefícios fiscais para o estaleiro construtor de uma embarcação no Brasil. O registro do Skandi Recife foi concedido em 2013, mas, após análise de processo instaurado em 2017, o TM concluiu que a embarcação não foi fabricada integralmente no país.

A mesma denúncia que originou o cancelamento do Pré-REB menciona ainda que o Skandi Olinda – o segundo PLSV encomendado pelo Dofcon ao Vard e também afretado pela Petrobras com exigência de conteúdo local e bandeira brasileira – possui modelo de construção semelhante ao Skandi Recife.

O Skandi Recife tem torre com capacidade de 340 t de Sistema de Imersão Vertical (VLS), 2,5 mil t de carrossel e dois ROVs, permitindo a instalação de dutos flexíveis em lâmina d’água de até 2,5 mil m.

Pelo acordo entre as duas empresas, a TechnipFMC será responsável por gerenciar o lançamento de dutos flexíveis e a DOF será responsável pelas operações marítimas.

Fonte: Brasil Energia – Ana Luísa Egues
19/06/2018|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |