EBR, a história de um grande sobrevivente!

  • 01/03/2021

Ativo, resiliente e preparado para construir um novo futuro

Crises econômicas são ocorrências imprevisíveis que geram impactos inevitáveis para empresas, sociedade e até para a forma como o próprio mundo se conecta e se relaciona. Mas a atual pandemia provocou uma recessão global e uma quebra de paradigmas sem precedentes. No Brasil, o IBGE divulgou em julho que, das 4 milhões de empresas ativas, somente 2,7 milhões estavam em funcionamento total ou parcial, 610 mil estavam fechadas temporariamente e 716 mil tinham fechado definitivamente.

A taxa de desemprego atingiu o alarmante índice de 14,4%, em torno de 13,8 milhões de desempregados. É a maior taxa já registrada na série histórica da pesquisa, iniciada em 2012 pelo IBGE. A crise econômica, os gastos gerados pelas adequações necessárias para manter as operações, a automação de processos, a transformação digital, e a própria forma de gerir negócios e tomar decisões precisaram ser revistas e reinventadas em todas as empresas, independentemente do seu porte e segmento. Neste novo cenário com impactos imensuráveis, muitas empresas sucumbiram, inicialmente realizando demissões em massa até, por fim, declarando falência.

Mas, mesmo diante do difícil contexto causado pela crise, na contramão da realidade de muitas empresas da região ou mesmo do país, o Estaleiro EBR é um dos poucos estaleiros no Brasil que está ativo e com projetos em andamento. O EBR realizou grandes investimentos para adotar todos os protocolos de segurança e preservar a saúde dos profissionais, manteve empregos e abriu novas oportunidades, concedeu reajustes de salário e manteve os benefícios com valores acima do praticado pelo mercado de trabalho da região.

O futuro das empresas pós-pandemia ainda é uma incógnita que gera muita insegurança, mas o Estaleiro também saiu na frente neste quesito, ganhando destaque e perspectivas positivas no mercado nacional e internacional, após a Petrobras anunciar que o EBR está qualificado e participando das licitações da fase 2 do campo de Búzios, conforme a nova lei das estatais.

Para São José do Norte e região, que acolheu o EBR de braços abertos, a resiliência e sobrevivência do Estaleiro e o prognóstico otimista de novas oportunidades de futuro, são perspectivas positivas para o crescimento e desenvolvimento da região.

O momento em que vivemos é de grande aprendizado para todos. O Estaleiro EBR é um sobrevivente graças a sua resiliência, princípios, seu compromisso incansável em se reinventar, evoluir, olhar com atenção para as novas exigências do futuro e, acima de tudo, por ter em seu DNA o propósito de união e trabalho em equipe. “Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos – Juntos somos Melhores!”.

Fonte: GauchaZH
01/03/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |