Nova balsa-tanque amplia capacidade da CNA para 75.000 m³

  • 20/04/2021

 

Unidade M-401, construída pelo Estaleiro Rio Maguari (PA), tem 4.200 m³ de capacidade de transporte de granéis. Embarcação atualmente trafega na rota entre Itacoatiara (AM) e Belém (PA), transportando 4.160.000 de litros de gasolina, por viagem.

O Estaleiro Rio Maguari (ERM) entregou uma nova balsa-tanque para a Companhia de Navegação da Amazônia (CNA). A unidade para transporte de granéis tem 4.200 metros cúbicos e segue padrões internacionais de segurança. A embarcação consiste numa encomenda isolada da CNA, com recursos da conta vinculada do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM). A construção levou oito meses para ser concluída, de acordo com o estaleiro. A balsa conta com três segregações de combustível, sistema autônomo de carga e descarga com motobomba de 500 m³/hora, casco duplo, navegação irrestrita fluvial e mar aberto.

A unidade será utilizada para o transporte de granéis por toda a região Norte, área de atuação da CNA. A embarcação atualmente trafega na rota entre Itacoatiara (AM) e Belém (PA), transportando 4.160.000 de litros de gasolina, por viagem. O projeto e a construção pelo Estaleiro Rio Maguari foram aprovados pela sociedade classificadora ABS (American Bureau Shipping), para navegação fluvial e oceânica, atendendo às exigências da OCIMF, ISGOTT, Solas, Marpol e Normas da Autoridade Marítima.

O presidente-executivo da CNA, Rildo Oliveira, disse à Portos e Navios que a nova balsa-tanque M-401 incorporada à frota da empresa atende a elevados padrões internacionais de segurança e operação para transporte de derivados de petróleo, álcool e biocombustíveis. Ele destacou que todos os equipamentos instalados são à prova de explosão e que a embarcação é equipada com válvulas de pressão e vácuo de alta velocidade, com alavanca para teste manual a bordo. Além disso, a balsa tem alarmes visuais e sonoros que são acionados quando o nível chega a 95% e 98% de sua capacidade.

A nova balsa conta com visor transparente no convés, que permite acompanhar o volume dos tanques no enchimento ou descarga da balsa. A embarcação está equipada com tubos de medição com válvulas e rosca de acoplamento para trena eletrônica de alta precisão para fazer a medição dos tanques. “Esses equipamentos foram instalados para dar a possibilidade de fazer uma operação de forma selada, com pouco contato da tripulação com os produtos inflamáveis”, explicou Oliveira. A balsa-tanque tem ainda uma rede de incêndio de alta pressão e um kit para combate a emergência ambiental.

Com a inclusão da M-401, a capacidade estática da CNA passa a ser de 75.000.000 litros. (75.000 m³). A frota da empresa de navegação é composta por 29 balsas petroleiras, quatro balsas de carga geral e 18 empurradores. A CNA possui rotas ativas para toda a região Norte, em seus principais portos (Manaus-AM, Porto Velho-RO, Belém-PA, Vila do Conde-PA, Itacoatiara-AM, Santarém-PA e Miritituba-PA) e transportes spot para outras localidades da região e da Amazônia internacional (Peru).

“Temos acompanhado o crescimento de transporte fluvial, investimentos e volume movimentado nas operações pelo Arco Norte, tendo alguns projetos em análise e buscando possíveis parcerias nos diversos segmentos de transporte na região”, destacou Oliveira. Em 2020, a CNA transportou mais de um milhão de m³, em produtos como petróleo e derivados, álcool e biocombustíveis. Mas, temos muito a crescer nesse segmento, como também interesse em avançarmos em novos projetos como cabotagem, GNL, grãos (…) todos mercados atrativos e que estão em franco desenvolvimento”, avaliou.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
20/04/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |