De olho na tendência mundial de descarbonização da navegação, uma empresa catarinense está lançando no mercado projetos de embarcações Net Zero Shipping. Além de modelos para esporte e lazer, a empresa aposta suas fichas nas embarcações de transporte de passageiros com capacidade para até 500 pessoas por viagem.
As embarcações elétricas já são realidade em diversos países, como China, Holanda, Noruega e Suécia. No Brasil, a indústria naval pouco tem investido em inovação, mas já há algumas iniciativas, não apenas de barcos, mas também de sistemas de monitoramento e de equipamentos.
“Pensamos em fazer um projeto piloto para Florianópolis, onde desde os anos 60 não há transporte de passageiros entre a ilha e o continente”, afirma Sérgio Lamarca, gerente de projetos de engenharia na Lamarca Engenharia, a desenvolvedora do projeto.
A embarcação proposta pela equipe da Lamarca Engenharia foi desenvolvida por profissionais do mercado naval, offshore e industrial de todo o Brasil, seguindo os conceitos de sustentabilidade baseados na tecnologia Shipping 4.0. Isso significa operar sem poluir o meio ambiente, usar material reciclável e que não deixe passivo ambiental, design amigável e baixo nível de ruídos e vibrações, entre outros tópicos.
Com 36 metros de comprimento por 10 metros de boca, o projeto do ferry-boat elétrico poderá transportar até 318 passageiros. Seus dois propulsores elétricos com 300 kW cada serão supridos por um banco de baterias, que por sua vez será recarregado toda vez que a embarcação atracar para o embarque e desembarque de passageiros.
O conceito do ferry-boat elétrico é otimizado em todos os aspectos, com propulsores azimutais, a embarcação pode atracar e realizar os embarques e desembarques por proa e popa, eliminando as manobras de giro. As linhas do casco garantem uma navegação estável à 13 nós de velocidade, o que pode fazer com que a travessia entre o continente e a ilha seja rápida e confortável.
Além do projeto de embarcações elétricas, a Lamarca Engenharia também desenvolve projetos navais com propulsão por gás natural (LNG) e realiza estudos de redução do consumo de óleo diesel para embarcações offshore, com proposta de implementação de banco de baterias.