Toyo Setal e EBR certificadas pela norma ISO 37001

  • 07/04/2022

A Toyo Setal e o EBR acabam de receber a certificação ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, a primeira norma internacional que trata do tema. A holding TSPI, controladora das duas empresas, fundada em 2012, é fruto da união da brasileira SOG Óleo e Gás com a japonesa Toyo Engineering Corporation.

Para Marcelo Lima, Chief Compliance Officer (CCO), “a certificação veio mostrar ao mercado que essa o assunto já faz parte de nossa cultura”. O trabalho para obtenção do certificado teve início em 2019. “Foram dois anos de trabalho para adequar o nosso programa às exigências das normas do ISO 37001. Foi criado um sistema interno chamado Compliance Tools, com vários KPI’s, índices de medição de desempenho. Apenas para exemplificar, nosso índice de conformidade com este sistema ficou acima de 95% no ano passado”, destaca Marcelo.

Com a certificação, continua Marcelo, “o que conseguimos ao longo desses anos não foi somente montar um programa e um sistema de gestão de compliance antissuborno, nós construímos uma cultura. Temos um programa maduro e consistente, com total envolvimento e apoio incondicional da alta liderança”.

ISO 37001

A ISO 37001 tem por objetivo apoiar as organizações a combater o suborno, a partir de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis vigentes, com o auxílio de requisitos, políticas, procedimentos e controles adequados.

Fonte: Portos e Navios
07/04/2022|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |