Fórum debate no SINAVAL retomada da construção de navios e plataformas

  • 05/04/2023

Depois de conversarem com representantes da Transpetro na semana passada, dirigentes sindicais que compõem o Fórum de Retomada da Construção Naval se reuniram nesta terça-feira (4) com o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore – SINAVAL, organização que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país.

A reunião contou com a presença de Ariovaldo Rocha, presidente do SINAVAL, e nela foram discutidas propostas para a retomada do setor. O secretário-geral da Conttmaf e diretor-secretário do Sindmar, Odilon Braga, que participou das duas reuniões, explicou que o Fórum tem procurado dialogar com as principais partes interessadas na construção de navios e plataformas.

“Nosso objetivo é consensuar posições que possibilitem um diálogo mais efetivo com o governo em prol da retomada da atividade de construção naval, valorizando o emprego de trabalhadores locais e o fortalecimento da indústria nacional, de forma a contribuir com o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

No encontro com os sindicalistas, o SINAVAL sugeriu a criação de uma Secretaria Nacional da Indústria Naval, com sede no Rio de Janeiro, e a inclusão da atividade de “reciclagem de embarcações e plataformas” no escopo de propostas.

Entre os próximos passos do Fórum está previsto o agendamento de reunião com o Syndarma/Abeam, entidade que representa os armadores do apoio marítimo, e com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

O Fórum é composto por representantes das seguintes entidades: CTB, CUT, CNM, Conttmaf, CRT-RJ, Fitmetal, FNTTAA, FUP, Senge-RJ, Sindicatos dos Metalúrgicos (Rio de Janeiro, Niterói e Angra dos Reis) e Sindmar.

Fonte: Sindmar
05/04/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |