Ministro Márcio França ouve propostas para retomada da indústria naval

  • 16/05/2023

O presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Naval (Sinaval), Ariovaldo Rocha, se reuniu nesta terça-feira com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para apresentar as principais sugestões de medidas governamentais para a recuperação do segmento.

O deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval na Câmara Federal, participou do encontro, assim como o 1º vice-presidente do Sinaval, Fabio Vasconcellos, e o diretor Cláudio de Viveiros.

Além do ministro, a comitiva esteve com o secretário nacional de Portos e Aeroportos, Fabrizio Pierdomenico, e o assessor especial do ministro da Fazenda Rafael Ramalho Dubeux.

Lindenmeyer também discutiu com Márcio França a situação da dragagem da Hidrovia do Mercosul, “uma grande conquista do governo Lula para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”, classificou o deputado. “É uma demanda histórica que vai sair do papel.”

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalha para concluir o projeto de dragagem e licitar a obra até o fim do ano. Em março, um encontro entre ministros brasileiros e autoridades uruguaias definiu a hidrovia como prioritária para os dois países, além da nova ponte entre Jaguarão e Rio Branco. “O governo trabalha para concluir o projeto o mais breve possível”, afirmou Márcio França.

O tráfego aquático é um eixo fundamental para o intercâmbio comercial entre Brasil e Uruguai, facilitando e barateando o escoamento da produção. A Hidrovia do Mercosul, que liga o canal fluvial entre os dois países, passa pelo rio Jaguarão, Lagoa Mirim, canal São Gonçalo, Lagoa dos Patos e canal Miguel da Cunha permitindo a saída da exportação pelos rios até o oceano Atlântico.

Fonte: Monitor Mercantil
16/05/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |