Presidente Lula, no anúncio dos investimentos da ampliação e conclusão das obras da Refinaria Abreu e Lima - Foto Jailton/ JC Imagem

Em Suape, Lula promete retomar produção de navios no Estaleiro Atlântico Sul

  • 19/01/2024

No evento em que anunciou a retomada dos investimentos na refinaria Abreu e Lima, em Suape, o presidente Lula disse, em tom de promessa, que ainda iria voltar ao porto para anunciar a retomada da produção de navios no Estaleiro Atlântico Sul (EAS).

Com a crise gerada na Petrobras, no governo Dilma, a carteira de encomendas dos estaleiros definhou. O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) chegou a se dedicar a reparo de navios para não fechar e vender parte de terreno para uma subsidiária da Maersk, em Suape.

“Em três anos, ainda vamos ter muita coisa boa acontecendo. Nos passamos o primeiro ano plantando, e vamos ter muita colheita. Eu venci o terceiro mandato para fazer mais e melhor”, declarou.

“Este dia é muito importante para o Brasil, para a Petrobras, o estado de Pernambuco, o povo trabalhador brasileiro e, pessoalmente, para mim. E estamos apenas recomeçando. O ano passado foi de recuperação, mas este ano será de colheita, e a primeira é a Refinaria Abreu e Lima”, afirmou o presidente Lula.

O anúncio da ampliação do equipamento foi feito durante cerimônia na tarde desta quinta-feira (18), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

As obras na unidade serão realizadas com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e devem gerar 30 mil empregos diretos e indiretos. Quando entregue, a refinaria situada no Complexo Industrial Portuário de Suape será responsável por produzir 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia.

A retomada de investimentos na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), localizada no município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, foi celebrada pela governadora Raquel Lyra.

“Estamos verdadeiramente vivendo um tempo de mudança, em que contamos com a parceria do presidente Lula para devolver a Pernambuco o seu lugar de liderança. Estamos trabalhando incansavelmente para permitir que as pessoas tenham capacidade de sonhar, trabalhar, fazendo cada canto do nosso Estado se desenvolver. Este dia marca o reencontro do passado de Pernambuco com o seu futuro”, disse Raquel Lyra.

O projeto de ampliação da Rnest contempla a construção do Trem 2, que está em fase de contratação e tem data para finalização em 2028, quando a refinaria pernambucana terá capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia. De acordo com o governo federal, as obras do Trem 2 estão previstas para o segundo semestre deste ano.

A Refinaria Abreu e Lima iniciou suas operações em 2014 com o primeiro conjunto de unidades (Trem 1). Mais moderna refinaria já construída pela Petrobras, ela é considerada o principal hub da Petrobras nas Regiões Norte e Nordeste. A refinaria contribui para atender a demanda nacional por derivados de petróleo, com a maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel (70%).

Fonte: Jornal do Comércio – Jamildo Melo
19/01/2024|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |