Regras permitem contratação de até 4 embarcações por licitante, sendo o prazo de mobilização das duas primeiras embarcações de 1.460 dias. Propostas serão abertas dia 29 de outubro
A Petrobras abriu, nesta terça-feira (8), o prazo de recebimento de propostas para a licitação de abrangência nacional para o afretamento de oito RSV (embarcações equipadas com robôs — ROV Support Vessel) com prestação de serviços técnicos especializados. O certame, a ser realizado em modo de disputa fechado, tem abertura das propostas previsto para o próximo dia 29 de outubro. O critério de julgamento estabelecido é o de menor preço por lote.
As regras permitem a contratação de até quatro embarcações por licitante, sendo o prazo de mobilização das duas primeiras embarcações de 1.460 dias. Para a terceira embarcação, o prazo é de 1.640 dias, e para a quarta embarcação, o prazo é de 1.820 dias, desde que sejam todas construídas no mesmo estaleiro. O prazo de mobilização se inicia com a assinatura do contrato e termina na data de entrada em operação. A definição do prazo seguirá o ordenamento estabelecido no critério de julgamento.
A Petrobras escolherá o conjunto de propostas que representem o menor desembolso para o número de embarcações que se deseja contratar, comparando-se os menores valores obtidos nas respectivas propostas, conforme critérios de: 1) Menor taxa diária, considerando os custos com combustível e nota do Peotram — Programa de Excelência Operacional no Transporte Aéreo e Marítimo; 2) Maior quantidade de embarcações ofertadas; e 3) Maior prazo contratual.
Caso a empresa apresente proposta em um lote de duas ou mais unidades, ela é obrigada a apresentar proposta para os demais lotes de quantidades inferiores, considerando o mesmo prazo contratual. Nesta situação, todas as propostas de mesmo prazo estão sujeitas a serem desclassificadas. A desistência pela licitante de qualquer uma de suas propostas implicará na sua desclassificação automática de todos os lotes de mesmo prazo.
O edital, divulgado na última sexta-feira (4), prevê ainda que o menor preço será calculado pelo valor total de comparação (VTC), levando em consideração a taxa diária global, os fatores de consumo ponderados de combustível e nota do Peotram do último ciclo divulgado até o recebimento dos lances. A comissão de licitação informará o preço de referência do combustível a ser utilizado no cálculo do VTC no processo licitatório.
RSVs são embarcações de apoio projetadas para lançamento e operação de ROV (Remote Operated Vehicle), pequeno veículo operado remotamente que atua no fundo do mar através de braços mecânicos, luzes e lentes no manuseio e montagem de equipamentos submarinos offshore. São embarcações equipadas com sistemas de posicionamento dinâmico (DP), além de outras instalações próprias para operações com veículos de operação remota.
A Petrobras projeta investimentos da ordem de US$ 2,5 bilhões na contratação de até 38 barcos de apoio offshore. Até 2030, a companhia tem nos planos 16 RSVs, 10 OSRVs (combate ao derramamento de óleo) e 12 PSVs (transporte de suprimentos).