Transpetro investe em tecnologias para descarbonização da frota

  • 05/08/2025

A descarbonização do transporte marítimo é um dos grandes desafios da atualidade – e também uma prioridade estratégica para a Transpetro. Em sintonia com as metas da Organização Marítima Internacional (IMO), que prevê a neutralidade nas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, a companhia vem implementando soluções inovadoras para tornar sua frota cada vez mais eficiente e sustentável.

Além de contribuir para o meio ambiente, a descarbonização também representa uma oportunidade de economia significativa. Operações mais eficientes, com menor consumo de combustível, reduzem custos operacionais e aumentam a competitividade da companhia no mercado global.

Desde 2022, a Transpetro reduziu suas emissões absolutas na operação marítima em mais de 9%, resultado de um trabalho contínuo e comprometido com a descarbonização. Esse resultado combina tecnologia, inovação e responsabilidade ambiental.

Dentre as melhorias implantadas na frota da Transpetro, estão a utilização de apêndices hidrodinâmicos de casco, propulsor e leme; sistemas de otimização de combustão; o monitoramento e controle da velocidade dos navios por meio de software; e a limpeza de casco e aplicação de tinta especial, impedindo a formação de incrustações que impactam o desempenho da navegação e contribuem para a redução do consumo de combustível.

A inovação também está presente nas operações do dia a dia. Um exemplo é a adoção pioneira no Brasil do uso de drones para inspeção de tanques. Essa tecnologia fortalece a segurança ao reduzir a exposição de profissionais a espaço confinados, além de diminuir o tempo de parada das embarcações, o que acelera o retorno à operação e gera ganhos operacionais.

Olhando para o futuro, os novos navios do Programa de Ampliação e Renovação da Frota do Sistema Petrobras já estão sendo projetados com tecnologias que atendem aos padrões de emissão da Organização Marítima Internacional (IMO), com redução esperada de até 30% nas emissões em relação à frota atual. Essas embarcações contarão com sistemas mais eficientes e a possibilidade de adaptação para o uso de etanol como combustível alternativo, com potencial de neutralidade nas emissões.

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento são fundamentais para o sucesso do plano de descarbonização. Nos últimos anos, destinamos mais de R$ 35 milhões a projetos de eficiência energética e estamos projetando um investimento adicional de R$ 48 milhões para o futuro.

Na Transpetro, reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e a transição energética justa. Integramos tecnologia e inovação em nossas operações e queremos nos manter no grupo de empresas que lidera as mudanças da matriz energética brasileira. Estamos empolgados com as perspectivas que se apresentam à frente e seguimos firmes em nossa missão de contribuir para o desenvolvimento tecnológico na cadeia produtiva mundial da navegação.

Fonte: Portos e Navios – Jones Soares (Transpetro)

05/08/2025|Seção: Artigos, Destaque Superior 300px, Notícias da Semana|Tags: , , |