Fórum discute descomissionamento e destaca trunfo do ES

  • 24/03/2026

O evento reunirá empresários europeus, lideranças do setor de petróleo e gás e autoridades públicas. Foto: Governo do ES

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) vai realizar o Fórum Internacional de Descomissionamento, nesta quinta-feira (25), das 9h às 12h. O evento integra as iniciativas voltadas à aproximação da indústria capixaba com o mercado de descomissionamento.

Além de lideranças do setor de petróleo e gás, o fórum reunirá empresários europeus e autoridades públicas para discutir oportunidades no mercado de desativação de plataformas.

Em entrevista à ES Brasil, o presidente da Findes, Paulo Baraona, destaca que a localização estratégica do Estado é um diferencial competitivo para o setor. Segundo ele, o Espírito Santo está a cerca de 1.200 quilômetros de mais de 60% da população e do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

“Nossa área portuária é motivo de orgulho. Hoje, provavelmente, somos um dos maiores hubs portuários do Brasil, com grandes possibilidades de expansão. Por consequência, o descomissionamento tem tudo a ver com essa vantagem logística, já que estamos mais próximos dos principais centros econômicos e em uma posição central no país”, afirmou.

CNI aponta queda no emprego e lançamentos na construção, com indicadores abaixo dos 50 pontos nos próximos seis meses

O setor de descomissionamento é responsável pela desativação, desmontagem e reciclagem de plataformas de petróleo após o fim de sua vida útil e, além da atração de investidores, enfrenta desafios relacionados à oferta de mão de obra qualificada. Por se tratar de uma atividade de alta densidade tecnológica, o Estado busca parcerias com a Universidade de Aberdeen, na Escócia, e com empresas europeias.

A programação do fórum inclui pitch internacional com empresas, rodada de negócios com companhias do setor, apresentação do plano de investimentos da Petrobras, debates sobre oportunidades em descomissionamento e painéis estratégicos sobre regulação, contratos, tributação e formação de mão de obra qualificada.

Fórum Internacional de Descomissionamento no Espírito Santo

Data: 25 e 26 de março de 2026
Horário: Das 9h às 12h
Local: Edifício Findes – Auditório Américo Buaiz (9º andar)
Inscrição: Formulário disponível no site da Findes

Fonte: ESBrasil – Letícia Arcanjo

Leia mais

24/03/2026|Seção: Destaque Superior 300px, Notícias da Semana|Tags: , , , |