Entregas estão previstas para ocorrer entre outubro de 2022 a abril de 2023. Com novas unidades, com 70 toneladas de BP, empresa de apoio portuário do grupo Maersk espera ampliar presença em portos da costa brasileira e ampliar sua frota no país, que hoje é de 14 rebocadores.
A Svitzer firmou contrato com o Estaleiro Rio Maguari (ERM) para a construção de quatro rebocadores azimutais (ASD — azimuth stern drive) com 70 toneladas de tração estática (bollard pull). A primeira unidade dessa série tem a entrega prevista para outubro de 2022, enquanto o quarto rebocador deve ser entregue em abril de 2023. O projeto dos quatro novos rebocadores é da Robert Allan (série RAmparts 2300), parceira do estaleiro localizado no Pará. A empresa de apoio portuário do grupo Maersk completa seis anos no Brasil esta semana, hoje conta com frota de 14 rebocadores ASD que atende seus clientes nos portos de Santos (SP), Vitória (ES), Rio Grande (RS), São Francisco do Sul (SC) e Paranaguá (PR).
“A Svitzer é a maior empresa de apoio portuário do mundo. Olhamos o Brasil como um mercado interessante e que faltava no nosso portfólio. Desde então, construímos uma base sólida de clientes e boa cobertura principalmente no Sul e Sudeste”, destacou o diretor-executivo da Svitzer Brasil, Daniel Reedtz Cohen, em entrevista à Portos e Navios. Ele acrescentou que o próximo passo para crescer é escalar o negócio existente. “Estamos olhando o mercado do Arco Norte e o Nordeste. É provável que vamos entrar logo em portos dessas regiões”, acrescentou
Cohen destacou que esta será a quarta vez que a empresa encomenda novos rebocadores em estaleiros nacionais. A Svitzer avalia que o Brasil tem muitos estaleiros de qualidade para esse tipo de embarcação. Ele explicou que a escolha do Rio Maguari também levou em consideração o histórico de entregas de embarcações, principalmente barcaças e empurradores, bem como a parceria do estaleiro com a Robert Allan, referência em construção naval, inclusive em projetos de rebocadores. “Para qualquer construção, vamos avaliar qualidade do estaleiro e expectativa de entrega. (…) Faz sentido construir na região que vamos entrar logo e colocar mais barcos para frente”, ressaltou.
O diretor comercial do ERM, Fabio Vasconcellos, destacou que a encomenda abre oportunidades para o estaleiro se consolidar na construção de rebocadores e poder ampliar a carteira de clientes nacionais e estrangeiros. “Estamos muito orgulhosos por termos ganho a licitação para construir estes rebocadores de alto padrão e esperamos que este seja o início de uma longa parceria com a Svitzer para futuros projetos no Brasil e no mundo. Com este contrato com um operador com um papel tão significativo na indústria de rebocadores, o Estaleiro Rio Maguari torna-se uma opção importante a ser considerada pelos operadores de rebocadores no Brasil e em todo o mundo”, comentou Vasconcellos.
Cohen, da Svitzer, disse que as futuras embarcações são multipropósito, com potência alta, capazes de atender as principais demandas por rebocadores e acompanhando a tendência de navios cada vez maiores a trafegar na costa brasileira. Segundo o diretor, são rebocadores com 23 metros de LOA e boca pequena — um pouco menores que outros modelos no mercado, porém potentes, ágeis e que cumprem as exigências da praticagem e dos clientes. “Esse modelo atende a todos os portos que estamos hoje e os portos que estamos mirando à frente”, salientou. Cohen disse que a empresa enxerga potencial em toda a costa brasileira e que o rebocador é um ativo importante para garantir a exportação do Brasil e, consequentemente, a economia brasileira rodar durante a pandemia.