Expectativa do Estaleiro Rio Maguari é que encomenda feita pela Svitzer abra novas oportunidades para construção de rebocadores e amplie carteira de clientes nacionais e estrangeiros.
O Estaleiro Rio Maguari (ERM) avalia que o contrato anunciado mundialmente, nesta quinta-feira (20), para a construção de quatro rebocadores para Svitzer representa um passo decisivo para avaliar a competitividade da unidade de construção para exportação de embarcações. A expectativa é que a encomenda abra oportunidades para o estaleiro se consolidar na construção de rebocadores e poder ampliar a carteira de clientes nacionais e estrangeiros. O diretor comercial do estaleiro, Fabio Vasconcellos, observa que esse tipo de embarcação continua com demandas significativas em diferentes países, com contratações em países como Turquia, China e Vietnã. Ele também tem notícias de rebocadores entregues no Caribe, El Salvador e no Peru.
“Acreditamos que o ERM pode ser competitivo principalmente para o mercado da América Latina e da África Ocidental”, avaliou Vasconcellos à Portos e Navios. Ele acredita que a competitividade é derivada principalmente da escala de construção, do controle de custos e do cumprimento dos requisitos de prazo e qualidade, sendo estes os principais desafios de qualquer indústria exportadora.
Vasconcellos acrescentou que o estaleiro vem participando de alguns processos de licitação adicionais no segmento de rebocadores. O diretor comercial contou que o ERM vem recebendo algumas visitas de potenciais clientes e acredita que o segmento de rebocadores pode aquecer as demandas por renovação de frota. Ele avalia que no Brasil existem armadores independentes que não são ligados a estaleiros e que entram no radar.
No mercado nacional, além da concorrência promovida pela Svitzer, existe expectativa de outros projetos, como a série de 10 rebocadores da Sulnorte, que está em processo de obtenção de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto recebeu prioridade do Fundo da Marinha Mercante (FMM). No caso da empresa do grupo Maersk, as informações dão conta que os recursos são próprios e não acessaram nenhum tipo de financiamento no Brasil.
Vasconcellos disse que o Rio Maguari já iniciou efetivamente a construção, com o corte dos primeiros blocos. “Nosso desempenho na construção de empurradores de alta complexidade projetado pelo renomado projetista canadense Robert Allan, aliado à competitividade da nossa proposta, em termos de prazo, preço e disponibilidade para início imediato da construção, além das condições cadastrais financeiras e de fornecimento das garantias requeridas pela Svitzer, foram os fatores determinantes à escolha do ERM”, destacou. Segundo o diretor, a decisão ocorreu somente após uma diligência técnica rigorosa realizada pelos profissionais da contratante.
A construção de quatro rebocadores azimutais (ASD — azimuth stern drive) com 70 toneladas de tração estática (bollard pull). A primeira unidade dessa série tem a entrega prevista para outubro de 2022, enquanto o quarto rebocador deve ser entregue em abril de 2023. O projeto dos quatro novos rebocadores é da Robert Allan (série RAmparts 2300), parceira do estaleiro localizado no Pará. Confira abaixo mais informações sobre o projeto:
Ficha técnica:
RAmparts 2300 ASD tug
LOA: 23,2m
Boca: 11,4m
Calado: 5.8m
Tração estática: 70 toneladas bollard pull
MCP: MTU 16V4000M63 2000KW
Propulsor: Kongsberg US205S PD 2800
Guincho: Ibercisa MR-H/100/250-68
Classificadora: ABS
Projetista: Robert Allan Ltd