Projeto catarinense de ferry-boat elétrico concorre a prêmio internacional

  • 14/07/2021

 

Net Zero Passenger Ferry. Imagem: Lamarca Engenharia.

O projeto catarinense de um ferry-boat totalmente elétrico desenvolvido por uma empresa com sede em Itajaí é um dos finalistas de um concurso internacional promovido pela revista eletrônica Plugboats, uma mídia digital focada em embarcações elétricas.

O conceito de uma embarcação elétrica para o transporte de passageiros denominada Net Zero Passenger Ferry já desbancou vários outros projetos de todo mundo na fase anterior, chegando agora na fase final do concurso com outros dois projetos, um barco táxi elétrico da Suécia e um também ferry-boat com bancos de baterias da Nova Zelândia.

 

A votação é aberta ao público em geral, que pode decidir até o próximo 26 de julho o melhor projeto de embarcação elétrica para o transporte de passageiros. O Net Zero Passenger Ferry foi desenvolvido pela Lamarca Engenharia visando atender uma demanda antiga de Santa Catarina, a travessia de pedestres entre o continente e a ilha de Florianópolis.

Segundo Sérgio Lamarca, diretor técnico da Lamarca Engenharia, esse é o único projeto brasileiro participando do concurso e que, está bem cotado para ser o grande vencedor da categoria em que participa. “Nosso projeto tem uma base sólida, sendo desenvolvido por um grupo de profissionais com grande experiência naval. Cada voto é muito importante para podermos colocar o Brasil em destaque no desenvolvimento de novas formas de propulsão naval com zero emissões”, destaca Sérgio Lamarca.

A votação é rápida e simples; ao clicar no botão abaixo, desça até a categoria Boats for Paying Passengers: In Development e selecione o projeto Net Zero Passenger Ferry. Em seguida, adicione o seu email se desejar e clique no botão laranja Vote Now.

Além do concurso internacional, o projeto segue ganhando destaque a nível global. Recentemente, a Lamarca Engenharia divulgou grandes nomes da construção naval como apoiadores do projeto; a Corvus da Noruega (banco de baterias), a Schottel da Alemanha (propulsão), a Panelfa da Espanha (material de isolamento e acabamento), a ABB da Suíça (materiais elétricos) e a Vision Marine do Brasil (navegação e comunicação).

Fonte: Portal Itajaí Naval.
14/07/2021|Seção: Gestão e Inovação, Notícias da Semana|Tags: , , |