Empresa de navegação espera ampliar alcance de serviços com adição das barcaças à frota, permitindo acesso a localidades com restrições operacionais, combinadas com navios maiores, em operações ship-to-ship
A Flumar encomendou quatro barcaças-tanque oceânicas, com 4.000 metros cúbicos de capacidade cada, ao Estaleiro Rio Maguari (ERM). A empresa de navegação, do grupo Odfjell, planeja investir mais de R$ 50 milhões na construção dessas balsas-tanque não propelidas, que são certificadas pela ABS. A construção dessas que serão as primeiras unidades da Flumar teve início este mês e as entregas estão previstas para ocorrer entre o final do primeiro trimestre e o início do segundo trimestre de 2023.
Pelas características oceânicas, as barcaças estarão aptas para operar em todo o território nacional. A Flumar avalia que o transporte de combustíveis e biocombustíveis é o segmento onde se espera maior expansão nos próximos anos. A empresa ressaltou que as barcaças poderão ser utilizadas para outros negócios envolvendo granéis líquidos, como químicos, petroquímicos e óleos vegetais.
“A adição das barcaças em nossa frota permitirá o acesso a localidades com restrição de calado ou tamanho de navio. Combinadas com navios maiores — em operações ‘ship-to-ship’, ampliaremos o alcance dos serviços da Flumar”, explicou o presidente da Flumar, Knut Øvrebø, à Portos e Navios. Øvrebø acrescentou que as barcaças podem ser utilizadas para otimização de movimentações entre terminais portuários.
O executivo disse que o grupo vem investindo de forma consistente, tanto em terminais como em embarcações, na área de combustíveis e biocombustíveis, desenvolvendo parcerias sólidas e com muito potencial de crescimento. “Estamos sempre abertos para trabalhar juntos com nossos clientes no desenvolvimento de soluções, seja através de prestação de serviços (individuais ou integrados) ou de investimento conjunto”, afirmou.
A Flumar é uma empresa brasileira de navegação (EBN) que atua com 7 navios no transporte de granéis líquidos (químicos, petroquímicos, combustíveis, biocombustíveis e óleos vegetais, além de gases liquefeitos de petróleo) na cabotagem e no trade Mercosul. O grupo Odfjell, além da navegação, opera 9 terminais de granéis líquidos (Granel Química), localizados nos principais portos do país.
No agenciamento marítimo, o grupo atua com serviços através da AMG (Agência Marítima Granel). “Nossa experiência e alcance de serviços permite que sejamos um provedor de soluções logísticas integradas, trabalhando junto com nossos clientes no desenvolvimento de soluções para os seus problemas de transporte e armazenagem de líquidos”, destacou Øvrebø.