Sinaval pede retomada de programas de estímulo à indústria naval, de olho na geração de empregos no país

  • 07/12/2022

O tema da entrevista da série especial Perspectivas 2023 desta quarta-feira (7) será a indústria naval brasileira. Um setor que viveu momentos ao longo da primeira década do século, mas que hoje está passando por momento sdifíceis. Sem grandes obras, a maior parte dos estaleiros brasileiros está vivendo apenas de pequenos serviços e reparos. Não lembra, nem de longe, a pujança de tempos passados. Mas para o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), ainda existem meios para resgatar o setor.  O vice-presidente executivo do Sinaval, Sergio Bacci, acredita que a retomada de programas como o Promef e o Prorefam serão vitais para garantir a volta de grandes projetos nos estaleiros nacionais. Além disso, essas iniciativas ajudarão a criar novos empregos no país. Vejamos então quais são as sugestões de Bacci:

Como a sua associação atuou em 2022? Os resultados foram positivos?

O ano de 2022 foi difícil para a indústria naval brasileira. Nosso segmento não teve nenhuma demanda concreta. As poucas obras realizadas foram serviços de reparos. Infelizmente, os últimos quatro anos foram muito difíceis para a indústria naval. Por consequência, o Sinaval também teve anos difíceis. Ainda assim, procuramos atuar no sentido de defender os marcos regulatórios do nosso setor – e tivemos algumas vitórias e algumas derrotas.

E por fim, construímos um conjunto de propostas que foram encaminhadas a todos os candidatos à Presidência da República. O documento mostrou que, em 2012, os valores contratados de projetos nos estaleiros brasileiros somaram cerca de R$ 9,5 bilhões. Quase uma década depois, em 2021, essa cifra foi drasticamente reduzida para R$ 570 milhões.

O que espera para 2023, com um novo governo? Quais são as perspectivas para o ano que vem?

Nós sabemos que este é um momento difícil, porque a situação do país é muito delicada. Ainda assim, o Sinaval espera que o novo governo retome alguns programas que foram exitosos na gestão anterior do presidente Lula – o Promef [Programa de Expansão e Modernização da Frota da Transpetro] e o Prorefam [Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo da Petrobras]. Foram programas exitosos. O setor naval conta com recursos para financiar as grandes obras. Por isso, esperamos a retomada desses programas para que possamos ter obras novamente nos estaleiros e, assim, gerar empregos.

Quais as sugestões que daria aos governantes para que os negócios prosperem ainda mais?

O Sinaval está buscando reunir-se com o grupo de transição do governo para levar as demandas do setor. Nós apresentaremos três propostas que podem ser implementadas já no primeiro ano de governo. A primeira delas é a retomada do Prorefam, que irá contratar navios de apoio marítimo construídos no Brasil, com contratos de oito anos (renováveis por mais oito). Isso viabilizará a linha de financiamento, porque são contratos de longo prazo.

A segunda proposta é a retomada do Promef, com o auxílio dos órgãos de controle do governo. E a terceira sugestão é a revisão do projeto de lei conhecido como “BR do Mar”, que abriu recursos do fundo para construção de porto, dragagem e autorização a importação de navio sem o pagamento de impostos. Acreditamos que essa é uma legislação que precisa ser revista e o início de governo seria um momento ideal para tal.

Fonte: Petronotícias
07/12/2022|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |