Modelo azimutal com 70 toneladas de bollard pull foi entregue na última terça-feira (7). Série em construção no estaleiro paraense será entregue entre 2023 e 2024
O Estaleiro Rio Maguari (PA) entregou, na última terça-feira (7), o primeiro rebocador de propulsão azimutal (ASD — azimuth stern drive), de uma série de seis unidades para a Svitzer Brasil, subsidiária de apoio portuário do grupo Maersk. O rebocador Svitzer Arthur, modelo Ramparts 2300, tem 70 toneladas de bollard pull (tração estática), foi projetado pela canadense Robert Allan Ltd e conta com a classificação da ABS.
Entre os principais fornecedores da embarcação, destaque para os motores MTU, propulsores da Kongsberg e guincho de reboque da Ibercisa. A notação de classe é ABCU, com automação para operação com praça de máquinas desguarnecida. A embarcação deixou o estaleiro em Belém (PA), navegando rumo ao Nordeste, onde irá operar.
O diretor comercial do ERM, Fabio Vasconcellos, destacou que este é o primeiro de uma série de seis que serão entregues ao longo de 2023 e inicio de 2024. “Estamos muito orgulhosos por entregar o rebocador de alto padrão Svitzer Arthur e esperamos que este seja o início de uma longa parceria com a Svitzer para futuros projetos no Brasil e no exterior”, afirmou.
Em agosto do ano passado, a Svitzer havia anunciado que a série teria duas unidades adicionais em relação ao pacote de quatro rebocadores informado em maio de 2021. O diretor-executivo da Svitzer Brazil, Daniel Reedtz Cohen, confirmou em entrevista recente à Portos e Navios que a série em construção no Estaleiro Rio Maguari será entregue entre 2023 e 2024. Atualmente, a empresa opera 17 rebocadores, sendo 2 em Rio Grande, 4 em Santos, 1 em Vitória, 2 em Suape, 2 em Pecém, 3 em São Francisco do Sul e 3 em Paranaguá.
“Estamos construindo um total de seis novos e modernos rebocadores no Brasil. Já no início de 2023 a Svitzer entrará no 8º porto brasileiro quando passarmos a oferecer nossos serviços nos portos de Salvador e Aratu com dois modernos e potentes rebocadores ASD. Nosso ambicioso programa de construção significa que continuaremos a entrar em novos mercados e atender mais clientes nos próximos meses e anos”, contou Cohen.