Petrobras acelera o futuro do setor petrolífero: 53 módulos de processos para produção de petróleo em construção

  • 16/05/2023

Os números impressionantes destacam o compromisso da Petrobras com o desenvolvimento do setor e a ampliação da capacidade produtiva nacional de petróleo

A Petrobras, uma das principais empresas do setor de petróleo, anunciou que atualmente estão em construção no Brasil 53 módulos de processos destinados à produção de petróleo. Além disso, nos próximos anos, outros 61 módulos entrarão em produção, de acordo com o ValorEconômico.

Investimentos em conteúdo local e parceria com estaleiros

Em uma coletiva de imprensa sobre os resultados da companhia no primeiro trimestre, Carlos Travassos, diretor de engenharia, tecnologia e inovação da Petrobras, ressaltou a importância do conteúdo local e revelou que estão em negociações com estaleiros para atender às demandas de construção dos módulos.

Ele enfatizou que a empresa reconhece o papel fundamental do conteúdo local no desenvolvimento da indústria de petróleo e gás, mencionando que países europeus também adotam políticas semelhantes. Para Travassos, é necessário fortalecer a capacidade produtiva da indústria nacional.

Fortalecimento da governança

Mário Spinelli, diretor de governança e conformidade da Petrobras, refutou os rumores sobre a extinção da sua diretoria. Ele esclareceu que o objetivo é fortalecer a governança da empresa e que não existe a intenção de acabar com a pasta. O foco está em aprimorar as práticas de governança e assegurar a conformidade dos processos.

Margem Equatorial e respeito ao meio ambiente

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, esclareceu que não há animosidade ou tensão com os órgãos responsáveis pelo meio ambiente, como o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e o Ministério Público Federal, no que diz respeito à Margem Equatorial.

Ele ressaltou que a decisão sobre a exploração dessa área pertence ao Estado brasileiro e que a Petrobras está em constante diálogo com as autoridades ambientais. Prates enfatizou o respeito à decisão que for tomada e destacou a importância de equilibrar as atividades de exploração com a preservação ambiental.

Desafios e análises exploratórias de petróleo

Ana Paula Zettel, gerente de exploração e produção da Petrobras, revelou que a Margem Equatorial é uma área extensa e que aguardam a manifestação do Ibama em relação ao licenciamento ambiental nessa região de grande importância. A empresa está avaliando cuidadosamente o destino das sondas de perfuração com base em análises exploratórias detalhadas.

A Petrobras demonstra seu compromisso com o setor petrolífero, impulsionando a construção de módulos de processos para produção de petróleo e garantindo a conformidade ambiental em suas operações. O futuro promissor da empresa reflete sua liderança e investimentos estratégicos no mercado de energia.

Fonte: Click Petróleo e Gás
16/05/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |