Petrobras prepara contratação de 36 novos barcos de apoio em 2024; estaleiros nacionais têm preferência

  • 30/10/2023

Expectativa da petroleira é que a entrega dos navios de apoio ocorra em um prazo de até cinco anos.

Petrobras pretende ir ao mercado em 2024 para contratar 36 novos barcos de apoio, disse nesta quarta (25/10) o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da petroleira, Carlos Travassos.

O executivo entende que as licitações representarão oportunidades de negócios para os estaleiros nacionais – que possuem, pela regra da circularização, preferência no afretamento.

O que é: a circularização é um modelo regulado que prioriza o afretamento de embarcações brasileiras. Pelas regras da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a EBN (a empresa de transporte aquaviário) interessada em afretar um navio deve consultar previamente todos os proprietários de embarcações de bandeira brasileira sobre a disponibilidade de contratação no mercado doméstico, antes da autorização da Antaq para afretamento de embarcação estrangeira.

Travassos disse que a Petrobras quer contratar, em 2024, barcos do tipo:

  • PSVs(barcos de transporte de suprimentos)
  • RSVs(equipadas com veículos de operação remota) e
  • ORSVs(de combate a derramamento de óleo)

A expectativa da estatal é que a entrega dos navios de apoio ocorra em um prazo de até cinco anos.

Equipes da companhia estão visitando os estaleiros nacionais para verificar a capacidade de atendimento dessa demanda.

“É uma oportunidade que independe de capex [investimento] dedicado. A gente se baseou na idade das embarcações que a gente tem, que estão ficando com idade avançada”, afirmou Travassos, a jornalistas, durante participação na Offshore Technology Conference (OTC), no Rio de Janeiro.

Transpetro também prepara licitação de navios

Ele conta que essa contratação não deve competir com o programa previsto pela Transpetro para a revitalização dos estaleiros nacionais.

“[Os barcos de apoio] são embarcações menores, técnicas, de menor porte. É outro tipo de estaleiro que atende esse tipo de demanda”, disse Travassos.

A Transpetro é a subsidiária responsável pela logística de movimentação de petróleo e combustíveis da Petrobras.

Após a posse de Sérgio Bacci como novo presidente, este ano, a Transpetro começou a traçar os planos para retomada da construção no Brasil de navios-tanque e gaseiros.

Petrobras prepara novas licitações de FPSOs

Sobre a contração de novos FPSOs (plataformas flutuantes), o diretor disse que a Petrobras está aguardando a entrega de propostas para as unidades de Barracuda, assim como das duas unidades previstas para as águas profundas em Sergipe-Alagoas.

Segundo Travassos, a companhia também deve lançar novas licitações para projetos de revitalização no plano de negócios 2024-2028, que vai ser lançado entre novembro e dezembro.

O executivo também comentou sobre as perspectivas de descomissionamento. Ele afirmou que as licitações para a contratação dos projetos de desmantelamento da P-33 e da P-26 já estão em curso.

A companhia fechou um contrato com o Porto do Açu (RJ) para o acostamento das unidades até o término dessas licitações.

Fonte: Agência EPBR – Gabriela Ruddy
30/10/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , |