CDFMM define conselheiros da Petrobras e marca reuniões ordinárias de 2024

  • 22/12/2023

Cadeiras que estavam vagas desde o começo do ano foram ocupadas por nomes que integram diretoria da Transpetro. Conselho prevê, ao menos, três encontros, que devem ocorrer a partir do segundo trimestre

O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) marcou as datas das próximas reuniões ordinárias, a serem realizadas em 2024. A 55ª sessão está prevista para o dia 4 de abril, com prazo limite para recebimento de novos projetos até o dia 5 de fevereiro. A reunião seguinte deve ocorrer no dia 4 de julho, com prazo limite no dia 6 de maio. A 57ª sessão ordinária do CDFMM foi marcada para 28 de novembro, com recebimento de novos projetos até 30 de setembro. Os projetos podem ser enviados em qualquer data, sendo o prazo limite a data máxima para submissão de modo a assegurar que sejam apreciados na reunião em questão.

Após a saída de Roberto Gusmão da chefia da secretaria-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) no final de outubro, a atual ocupante do cargo, Mariana Pescatori, assumiu também a função de presidente do CDFMM — ela já ocupava o posto de conselheira suplente desde a saída de Fabrizio Pierdomenico da pasta em setembro. Gusmão ficou à frente do CDFMM até a reunião extraordinária do CDFMM, realizada no último dia 5 de outubro.

Petrobras/Transpetro
Também foram definidos recentemente os nomes dos dois representantes da Petrobras no CDFMM, que estavam pendentes desde o começo do ano. O conselheiro titular da companhia é Fernando Mascarenhas Cavalcanti de Barros, que é diretor financeiro da Transpetro. O conselheiro suplente é Jones Alexandre Barros Soares, que é diretor de transporte marítimo, dutos e terminais da Transpetro. Mascarenhas e Soares integram a diretoria da Transpetro desde o final de abril, quando o atual presidente da subsidiária da Petrobras, Sérgio Bacci, tomou posse.

Mascarenhas é engenheiro eletrônico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Sistemas Digitais/Redes de Computadores – MSc pela COPPE / UFRJ. Possui pós-graduação em Marketing pela PUC RJ, e em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (FDC), onde também concluiu o MBA em Gestão Empresarial. Executivo com 22 anos de experiência nas indústrias de aviação, navegação, mineração e siderurgia, tendo ocupado posições de liderança globais e locais na Varig S.A., na Vale S.A. e em empresas do grupo Vale, nos cargos de gerente executivo de Análise e Planejamento Financeiro (FP&A) Global, Vice-presidente Executivo de Administração e Finanças, CFO, da California Steel Industries (CSI), empresa do grupo Vale, gerente sênior de relação com investidores, gerente geral da operação de rebocadores e gerente geral de inteligência de mercado de navegação na Vale.

Soares é bacharel em Ciências Náuticas pelo Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar e mestre em Gestão de Serviços pelo Instituto Universitário de Lisboa. Possui diversos cursos como MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Negociação e Liderança pela Harvard Law School e Ship Management & Logistics pela Cambridge Academy of Transport na Inglaterra. Atua no sistema Petrobras há 31 anos e na Transpetro há 22 anos, com vasta experiência na área de operações, acumulando mais de 4000 dias de navegação como capitão de longo curso e comandante de navios mercantes da Petrobras Transporte – Fronape. Exerce funções gerenciais há 23 anos, dentre as quais se destacam as de Gerente Executivo de Operação de Navios e Diretor da Transpetro International BV. É membro do Centro de Capitães da Marinha Mercante, da Associação Brasileira de Direito Marítimo – ABDM, IFSMA (International Federations of Shipmasters Association), Nautical Institute de Londres, e, da NAMEPA – The North American Marine Environment Protection Association.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
22/12/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |