Alterações envolvem serviços a serem executados pelo Mauá e pela Dock Brasil, no Rio de Janeiro. Entre as prioridades canceladas, por decurso de prazo, está projeto da construção de um dique flutuante no Vard Promar (PE)
O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou alterações de prioridades concedidas anteriormente que envolvem a substituição do estaleiro responsável por serviços de modernização de embarcações de apoio marítimo, no Rio de Janeiro. A decisão, tomada durante a 54ª reunião ordinária do conselho em dezembro, transfere do Dock Brasil (RJ) para o Estaleiro Mauá (RJ) a modernização do RSV (embarcação equipada com robô — ROV) Coral, cuja prioridade de R$ 20,3 milhões foi concedida anteriormente em novembro de 2022 à OceanPact.
O CDFMM também aprovou a alteração, do Mauá para a Dock Brasil, como executor da modernização de duas embarcações da Wilson Sons Offshore, do tipo PSV (transporte de suprimentos), denominadas Skua e Mandrião, que haviam sido priorizadas em junho de 2023. De acordo com a resolução do conselho publicada na última semana, em ambos os casos, as alterações não envolvem atualizações nos valores.
Santa Catarina
O conselho aprovou ainda a alteração do projeto de construção de um PSV de 5.000 TPB (casco NAV-145), da Bram Offshore, no estaleiro Navship (SC), que pertence ao mesmo grupo (Chouest). Esse projeto sofreu alteração do valor total, passando a aproximadamente R$ 236,4 milhões, com data-base em setembro de 2023. O escopo anterior previa um PSV 4.500 com valor total de R$ 231,5 milhões.
Cancelamentos
O CDFMM também cancelou três prioridades que haviam sido concedidas anteriormente em 2022, pelo critério de término do prazo para fins de empréstimos com recursos do fundo setorial. Uma delas previa a construção de um dique flutuante, denominado Promar 2, no estaleiro Vard Promar (PE).
Outro cancelamento envolvia a modernização dos PSVs Bram Bahia e Bram Brasil, da Bram Offshore, no estaleiro Navship. A terceira prioridade cancelada pelo conselho havia sido concedida anteriormente à Camorim e compreendia a conversão dos rebocadores convencionais Sagamorim II e C Vendaval em modelos azimutais de 70 toneladas de tração estática (TTE), no estaleiro Camorim (RJ).