Transpetro inaugura usina solar para abastecer terminal em Guarulhos

  • 02/04/2024

A Transpetro inaugura hoje (2) uma planta solar fotovoltaica para abastecer o Terminal de Guarulhos, em São Paulo, após investir R$ 12 milhões no projeto. Essa é a primeira usina solar capaz de abastecer totalmente uma planta industrial do Sistema Petrobras. Ao todo, a Transpetro prevê uma economia anual de R$ 1,8 bilhão, além de evitar a emissão de 246 toneladas por ano de gases causadores do efeito estufa na unidade. A usina solar reduzirá em 84% a conta de energia do terminal já no primeiro mês.

Queremos nos manter no grupo de empresas que lidera as mudanças da matriz energética brasileira, oferecendo soluções sustentáveis e que tragam resultados sólidos de descarbonização. Por isso, estamos investindo em ações que contribuam para o fomento de uma economia de baixo carbono. Temos um compromisso com as pessoas e o meio ambiente e esse projeto faz parte disso”, disse, em nota, o presidente da companhia, Sérgio Bacci (foto).

A usina tem capacidade de de 2.000 kW, o que equivale ao consumo aproximado de cerca de 600 residências. A planta será capaz de gerar energia suficiente para atender as operações do Terminal de Guarulhos, bem como os dutos de entrega de derivados para as companhias distribuidoras de combustíveis e querosene de aviação para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Além disso, fornecerá energia para a Base de Carregamento Rodoviário de Guarulhos (Baguar).

Para além dos aspectos financeiros, o projeto demonstra que estamos fazendo a gestão do negócio com foco na geração de valor e ampliação do nosso impacto positivo na sociedade. Estamos comprometidos com a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis de modo a acelerar a redução das emissões de gases de efeito estufa nos nossos negócios”, afirmou o diretor de Dutos e Terminais, Márcio Guimarães.

Fonte: Petronotícias
02/04/2024|Seção: Gestão e Inovação, Notícias da Semana|Tags: , |