P-26 chega ao Porto do Açu para acostamento e preparação para desmantelamento

  • 25/11/2024

Plataforma passará por limpeza de casco, reparos nos sistemas navais, dentre outros serviços. De acordo com a Petrobras, ainda não está definido em qual estaleiro ou instalação ocorrerá a atividade de final do ciclo operacional da unidade

A P-26 chegou ao Porto do Açu (RJ), na última semana, onde está acostada. A unidade passará por limpeza de casco, reparos nos sistemas navais, dentre outros serviços. De acordo com a Petrobras, ainda não está definido em qual estaleiro ou instalação ocorrerá o desmantelamento.

Procurada pela Portos e Navios, a empresa informou que o edital de venda da P-26 para destinação sustentável da embarcação está em elaboração e terá novos requisitos para ampliar a participação do mercado.

“Para as plataformas flutuantes a serem descomissionadas, conforme plano de negócios da companhia, está sendo considerada a estratégia de acostamento temporário com objetivo de redução de riscos, emissões e custos operacionais”, acrescentou a Petrobras.

A plataforma é a segunda de três unidades da operadora que serão atracadas no Açu para execução de contrato de acostagem e serviços. Desde fevereiro deste ano, o porto também abriga a P-33.

A Prumo Logística informou à reportagem que o instrumento contratual firmado entre a Petrobras e o Porto do Açu prevê, entre outros serviços, disponibilidade de cais para as embarcações, limpeza de casco e destinação de resíduos e efluentes. “As unidades podem permanecer no Porto do Açu por até três anos”, detalhou a administradora do complexo portuário.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira