Novo rebocador da Svitzer apoiará FSRUs

  • 13/11/2025

‘Copacabana’ é primeira de uma série de 3 unidades que serão construídas no Estaleiro Rio Maguari. Companhia prevê operação de 23 rebocadores no país até o fim de 2025

A Svitzer no Brasil anunciou, nesta quarta-feira (12), a incorporação a sua frota do rebocador Svitzer Copacabana, que será usado em operações de apoio a embarcações de grandes do tipo FSRU, especializado em armazenar gás natural. O barco tem 23,2 metros de comprimento, velocidade de até 13 nós, capacidade de reboque de 70 de até toneladas e conta com sistema externo de combate a incêndio.

A empresa informou que o Svitzer Copacabana é o primeiro de uma nova série de três rebocadores encomendados ao Estaleiro Rio Maguari (PA) como parte da estratégia de ampliar sua capacidade operacional no país com embarcações preparadas para atender diferentes tipos de terminais e contratos. A previsão da companhia é que, até o fim de 2025, opere 23 rebocadores no país.

O presidente da Svitzer no Brasil, Daniel Reedtz Cohen, explicou que a operação com navios de grande porte, incluindo os de GNL, exige precisão, preparo e tecnologia e que, por isso, a empresa, além do aumento da frota com embarcações próprias, investe na formação das tripulações. “O Svitzer Copacabana representa nosso compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro e nossa confiança no potencial de expansão das operações portuárias e energéticas no país”, disse.

Fonte: Portos e Navios
13/11/2025|Seção: Destaque Superior 300px, Notícias da Semana|Tags: , |