Saam tem planos para 4 novos rebocadores

  • 05/02/2026

Projetos para construção das novas unidades receberam prioridade de financiamento do FMM em 2025

A Saam Towage tem planos para incorporar quatro novos rebocadores. Os projetos de construção dessas unidades receberam prioridade de financiamento junto ao Fundo da Marinha Mercante (FMM) em 2025. O estaleiro construtor será divulgado após concluído o processo de contratação. Atualmente, a empresa conta com 67 rebocadores no Brasil, sendo 63 próprios e quatro afretados a casco nu. Essa frota inclui os 21 adquiridos da Starnav em meados de 2023, que viabilizou a expansão das atividades da Saam para novos portos no Brasil.

A gerente da Saam Towage no Brasil, Renata Ervilha, disse à Portos e Navios que a Saam busca manter sua frota de rebocadores estrategicamente distribuída ao longo da costa para atender estas operações especiais, contando com 67 rebocadores, de até 86 toneladas de bollard pull (BP) — sendo 19 embarcações dotadas de guincho de popa e 15 embarcações com sistema de combate a incêndio classe FIFI-1, eficientes em situações de emergências em navios e terminais portuários.

A empresa enxerga grandes desafios no futuro, com a demanda por rebocadores cada vez mais potentes e eficientes. “Temos observado uma demanda crescente para a entrada de navios cada vez maiores nos portos, o que demanda uma frota de rebocadores bastante potentes e confiáveis”, comentou Renata.

Durante a 58ª reunião ordinária, realizada em maio de 2025, o Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou o pleito da Saam e concedeu prioridade para a construção de quatro rebocadores azimutais, com valor total de R$ 257,6 milhões. O estaleiro mencionado na resolução do CDFMM é o Detroit (SC). Os valores e o estaleiro, no entanto, podem sofrer alterações ao longo desse tipo de processo.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
05/02/2026|Seção: Destaque Superior 300px, Notícias da Semana|Tags: , |