Petrobras está levando adiante os planos de readequar as responsabilidades de cada área da empresa e acaba de criar uma nova gerência executiva para agilizar o processo. Denominada Gerência Executiva de Engenharia para Empreendimentos Submarinos, a nova posição será ocupada por Roberto Moro, que antes atuava como gerente geral de Implementação de Empreendimentos de Unidades Estacionárias de Produção II.
Antes da criação do posto, a área de Engenharia da estatal era responsável pelas plataformas, sondas e embarcações próprias, enquanto as unidades afretadas ficavam sob o comando da área de Exploração e Produção (E&P). Agora, a Engenharia assumirá todas as contratações, deixando o E&P livre de funções extras, para se focar de forma mais eficiente em seus propósitos básicos: explorar e produzir petróleo.
A Petrobras confirmou as informações obtidas com exclusividade pelo Petronotícias e disse que a nova gerência será responsável pelos projetos e instalações submarinas, pela implementação de empreendimentos de construção naval, pela contratação e o gerenciamento de construção de plataformas afretadas e ainda embarcações especiais e de apoio a produção.