A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou nesta quinta-feira (4/12) a contratação de 11 embarcações de apoio às suas atividades de exploração e produção marítimas. Essas unidades fazem parte da 7ª rodada do Terceiro Programa de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo (Prorefam).
Na 7ª rodada foram contratadas nove embarcações do tipo Platform Supply Vessel (PSV 4500 – Embarcações para transporte de cargas para as plataformas), sendo oito da Bram Offshore e uma da Companhia Brasileira de Offshore. Além disso, foram contratadas duas embarcações do tipo Anchor Handling and Tug Supply (AHTS 18000 – Embarcações para reboque e ancoragem de sondas e plataformas) da Companhia Brasileira de Offshore.
Dentro do Prorefam, o percentual de conteúdo local exigido na fase de construção é de 50% para as embarcações do tipo Anchor Handling and Tug Supply (AHTS) e de 60% para as embarcações Platform Supply Vessel (PSV). Já na fase de operação, o percentual de conteúdo local exigido é de 70% para os dois tipos de embarcações.
Novas embarcações já estão em operação
O terceiro Prorefam foi lançado em 2008 com o objetivo de contratar 146 embarcações em sete rodadas. Ao todo, o programa já contratou 121, das quais 34 já se encontram em operação e 87 estão sendo construídas. Vale destacar que das 34 embarcações que já estão em operação, 21 delas foram entregues antecipadamente, o que demonstra o fortalecimento do setor naval no Brasil.
As antecipações só foram possíveis porque houve um esforço conjunto da Petrobras, das empresas afretadoras e dos estaleiros Bram Offshore (Estaleiro Navship), Companhia Brasileira de Offshore (Estaleiro Aliança), Navegação São Miguel/Bravante (Estaleiro São Miguel), Norskan Offshore (Estaleiro Vard), Starnav (Estaleiro Detroit) e Wilson Sons (Estaleiro Wilson Sons).
A Petrobras acredita que além de atender às demandas da companhia o Prorefam contribui para o desenvolvimento da indústria naval brasileira e por isso está programando uma 8ª rodada de contratações para o primeiro trimestre de 2015. Prova, além disso, que estão certos armadores brasileiros quando afirmam que a produtividade da indústria naval do país é superior à de alguns congêneres e que está preparada para construir embarcações mais sofisticadas e de maior porte.