A Technip acredita que a Petrobras renovará os contratos dos PLSVs Skandi Vitória e Skandi Niterói. “Estou confiante na renovação por se tratar de barcos de bandeira brasileira e que têm prioridade sobre os demais”, disse o CEO da companhia, Thierry Pilenko, durante conferência com analistas.
Segundo o executivo, essa é uma estratégia que foi adotada pela Technip há muitos anos, já prevendo que uma situação como a atual – em que há maior disponibilidade de embarcações brasileiras devido à retração do mercado – poderia acontecer. “Eu diria, então, que estamos em uma posição relativamente boa neste ponto no Brasil”, comentou.
Atualmente, a Technip tem dois PLSVs em contratos de longo prazo com a Petrobras: o Top Coral do Atlântico e o Top Estrela do Mar. Além disso, em consórcio com a DOF, a francesa tem quatro outros PLSVs afretados pela estatal, mas que ainda não entraram operação: Skandi Açu, Skandi Olinda, Skandi Búzios e Skandi Recife.
O PLSV Skandi Niterói é, neste momento, o único PLSV de bandeira brasileira em águas nacionais. Segundo informações da DOF, o Skandi Vitória retornará ao país no próximo dia 14.