O Estaleiro Rio Maguari (ERM) é líder na construção de embarcações fluviais no Brasil com o maior numero de embarcações entregues nos últimos seis anos – mais de 300 unidades para as principais empresas mundiais de commodities. A qualidade das embarcações e a pontualidade na entrega possibilitou uma parceria entre ERM e canadense Robert Allan Ltd (RAL), líder global em projetos navais, para a construção de rebocadores portuários e oceânicos.
O ERM será o único estaleiro presente como expositor na Intermodal South America, de 13 a 15/03/18, em São Paulo e seu Diretor Comercial, Fabio Vasconcellos declarou que “temos o objetivo de nos estabelecer com uma alternativa adicional para a construção de rebocadores no mercado brasileiro e, para marcar o início da parceria, ofereceremos rebocadores Robert Allan, dentre eles o RAmparts 2500-W, com pagamento 100% contra entrega para as encomendas fechadas durante o evento”.
O rebocador RAmparts 2500-W tem 25,00 metros de comprimento e 12,00 metros de boca, com popa “double chined”, que permite navegar em altas velocidades para vante ou para ré, sem perder a estabilidade e manobrabilidade. O sistema de propulsão azimutal é equipado com dois motores principais de 2,350 KW possibilitando uma velocidade de aproximadamente 12,5 nós e até 75TTE. As acomodações comportam até 6 tripulantes.
Vasconcellos, que também é presidente do Sindicado da Indústria de Construção Naval no Pará, informou que o ERM atualmente detém a liderança de participação no mercado brasileiro de construção para navegação interior e destaca que o transporte fluvial é uma atividade chave para o agronegócio com a crescente demanda das maiores tradings de commodities agrícolas por menor custo de logística das áreas de produção da região Centro-oeste para o Pacífico e mercados asiáticos.