Clipping de notícias semanal com informações relevantes para o setor.
Setor Marítimo Nacional, trabalhando por um Brasil que não pode parar
“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.”
A frase dita por Confúcio há cerca de 2.500 anos nunca foi tão atual. Passados cerca de dois meses desde o início dos decretos de emergência sanitária pela COVID-19, temos observado o comportamento nacional dia-a-dia se modicando. Esforços para manter o País no rumo do crescimento vêm sendo implementados nas ações diárias dos setores classificados como essenciais, os quais têm, diuturnamente, se adequado para viabilizar a manutenção de suas rotinas.
Dentre esses setores, os segmentos relacionados à nossa Amazônia Azul: transporte marítimo, atividades
portuárias, praticagem, exploração de óleo e gás, apoio marítimo, pesca, atividades de fiscalização marítima e sanitária, dentre outras, não podem parar, exigindo desses profissionais um esforço ainda maior.
Leia o documento completo da Marinha do Brasil e ações sobre o COVID-19
TKMS mira novos projetos na América do Sul para estaleiro Oceana
O anúncio da aquisição do estaleiro Oceana (SC) pela thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) abriu a expectativa de novos projetos para construção naval.
Devido à pandemia, BR do Mar fica sem data para ser enviado ao Congresso
Embora finalizado, o BR do Mar ainda não tem prazo definido para ser enviado ao Congresso Nacional.
Estaleiros de olho em hibernações
Queda das atividades gera expectativa pelo recebimento de unidades offshore retiradas de operação
Submarino Riachuelo realiza teste de desempenho da propulsão
Mais uma demonstração de superação foi realizada pelo time ICN, que segue trabalhando em regime especial de operação, seguindo todos os protocolos de segurança e preservação da saúde contra a Covid-19.
Navio de apoio que colidiu contra plataforma da Petrobras passa por reforma no estaleiro Mauá, em Niterói
Após o acidente envolvendo a plataforma de produção FPSO da Petrobras e o navio de apoio PSV Batuíra, a Wilson Sons imediatamente encaminhou sua embarcação para o Estaleiro Mauá, na cidade de Niterói para realizar os reparos , principalmente na proa e deck onde os danos foram mais severos.
thyssenkrupp Marine Systems assina contrato de aquisição do estaleiro Oceana no Brasil
A thyssenkrupp Marine Systems – com sede em Kiel, na Alemanha – acaba de assinar o contrato para adquirir o estaleiro Oceana (Itajaí/SC) da empresa Aliança S.A., pertencente ao Grupo CBO, líder em embarcações de apoio offshore e um dos maiores empregadores de profissionais marítimos qualificados no mercado brasileiro.
O acordo cria a base inicial para a construção das fragatas da Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil, bem como para um maior crescimento da empresa no país. A operação está sujeita à aprovação das autoridades antitruste e à entrada em vigor oficial do contrato das fragatas – previsto para meados de 2020. A aquisição será, então, executada por meio da subsidiária brasileira thyssenkrupp Marine Systems do Brasil. Por acordo, o valor da transação não será divulgado.
"Mesmo em tempos difíceis como estes, seguimos com determinação e permanecemos fortemente ao lado dos nossos clientes. Com o Oceana, temos uma excelente infraestrutura para a construção da fragata mais moderna do país para a Marinha do Brasil. A aquisição destaca nosso compromisso com o Brasil e será um fator econômico importante, especialmente nos dias de hoje. O estaleiro também nos oferece a perspectiva de assumirmos encomendas de outros clientes, não só localmente, mas também em outros países da América do Sul", afirma Dr. Rolf Wirtz, CEO da thyssenkrupp Marine Systems.
O estaleiro Oceana foi criado em 2013 para a produção de navios de apoio offshore de alta qualidade e tecnologia e é ideal para projetos de grande dimensão. Nos próximos dois anos, serão recrutados 800 trabalhadores locais apenas para o projeto da Classe Tamandaré. Isso significa que podem ser construídos no Brasil navios de alto valor agregado nacional. A entrega dos navios está prevista para o período entre 2025 e 2028.
A Águas Azuis é uma sociedade de propósito específico estabelecida entre a thyssenkrupp Marine Systems (líder), a Embraer Defesa & Segurança e a Atech e será responsável pela execução das quatro fragatas.
Links:
Vídeo do Projeto Classe Tamandaré
Site: www.aguasazuis.com.br
PL da cabotagem não preserva indústria naval brasileira, afirma Sinaval
O Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) propôs que o governo não apresente ao Congresso o projeto de lei relacionado ao programa de estímulo à cabotagem (BR do Mar). No ofício encaminhado ao Ministério da Infraestrutura, nesta terça-feira (19), a entidade alega que o texto do PL, conforme se tem conhecimento, altera a legislação referente à navegação de cabotagem no Brasil, permitindo a importação de novos navios para atuar no modal, sem gerar novos empregos no país.
Um mergulho no pré-sal
Com break-even competitivo, província offshore seguirá no foco da Petrobras; confira os principais projetos em tela.
Em meio à maior crise dos últimos 100 anos no setor de óleo e gás, a Petrobras reiterou, na última sexta-feira (8/5), a importância das descobertas feitas no pré-sal, assegurando a manutenção do foco de seus investimentos nos projetos de exploração e produção na província offshore. Leia mais...
Projeto de novo Navio de Apoio Antártico segue em consulta
Há pouco mais de um ano, a Marinha lançou uma sondagem no mercado sobre a possibilidade de construção de um navio de apoio Antártico (NApAnt). A força naval afirmou que o projeto NApAnt segue na fase de consulta de informações junto ao mercado, por intermédio do processo de solicitação de informações (RFI — Request For Information). A Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM) informou que recebeu contribuições de empresas interessadas, nacionais e estrangeiras, do setor naval que atenderam à chamada pública em fevereiro de 2019. O processo para aquisição do NApAnt prevê a substituição do navio de apoio oceanográfico (NApOc) Ary Rongel.