Começa a operar o quarto navio do Promef

  • 17/01/2013
SINAVAL - Romulo Almeida
Foto: TRANSPETRO / RENATA MELLO

A Transpetro recebe, nesta quinta-feira, dia 17/01, o navio de produtos Rômulo Almeida, quarta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a iniciar as operações. Com 183 metros de comprimento e capacidade para 56 milhões de litros de combustíveis, o navio Rômulo Almeida será usado para o transporte de derivados claros de petróleo, como gasolina e diesel.

Com o Rômulo Almeida, o Promef contabiliza quatro navios em operação no prazo de pouco mais de um ano. Os demais já entregues são os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, pelo Estaleiro Mauá (RJ), e o petroleiro suezmax João Cândido, pelo EAS (PE).

O Rômulo Almeida será o primeiro navio brasileiro com duas mulheres no comando. A paraense Hildelene Lobato Bahia, que será a comandante do Rômulo Almeida, foi a primeira mulher brasileira a atingir o posto mais alto da hierarquia da Marinha Mercante. A carioca Vanessa Cunha será a sua imediata.

Com investimento de R$ 10,8 bilhões na encomenda de 49 embarcações, o Promef garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. O Brasil já tem a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo. O setor, que chegou a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje mais de 60 mil pessoas.


Foto: AGÊNCIA PETROBRAS
Fonte: Agência Petrobras