Ponto de Vista: A frota de petroleiros

  • 21/06/2013

A frota de petroleiros brasileira está em expansão. Dois navios petroleiros para transporte de óleo cru, tipo Suezmax, foram entregues em 2012 e 2013. Eles já estão em operação para a Transpetro. Outros 12 navios Suezmax estão em construção, além de oito petroleiros tipo Aframax.

A frota de navios de produtos, para transportes de derivados de petróleo, foi ampliada com a entrega pelo estaleiro Mauá (RJ) de quatro navios, de 2011 até agora. Mais dois navios de produtos devem ser entregues pelo Mauá, em 2013. Uma nova série de navios de produtos deve ser contratada para construção de mais oito navios de produtos, no Mauá.

No panorama mundial existem 730 navios e 250 navios de produtos petroleiros em construção. Esta é a dimensão da competição que os estaleiros brasileiros enfrentam, principalmente dos estaleiros asiáticos.
As encomendas da Transpetro, através do Programa de Renovação e Expansão da Frota (Promef) têm o objetivo de assegurar capacidade local de construção de navios petroleiros: essenciais para o transporte de óleo cru, nas rotas locais e internacionais e das plataformas offshore às refinarias; e navios de produtos para a distribuição dos derivados (querosene, gasolina, óleo diesel e óleo lubrificante), ao longo da costa brasileira, aos mercados consumidores.

O Promef representa ainda a construção de oito navios gaseiros, que iniciaram sua construção no estaleiro Vard Promar, em Pernambuco, e três navios para transporte de combustível naval (bunker) em estaleiro ainda a ser selecionado. Os empregos gerados vêm sendo mantidos, gerando capacidade construtiva local e desenvolvimento de recursos humanos.

O Promef proporcionou criação de novos empregos em empresas de projeto de engenharia, no Rio de Janeiro e em Pernambuco. Gerou encomendas na rede de fornecedores e estimulou investimentos no Brasil de fornecedores internacionais. São benefícios reais e que representam a realidade da implantação da indústria da construção naval no Brasil.

Ariovaldo Rocha
Presidente do SINAVAL – Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore

21/06/2013|Seção: Artigos|Tags: , , , , , |