Ponto de Vista: Gestão da construção naval

  • 16/09/2013

A gestão da produção na construção naval é um tema que está no centro de um importante debate sobre o aumento da produtividade e competitividade dos estaleiros. A construção naval brasileira implantou capacidade produtiva necessária, tem encomendas e enfrenta agora o desafio do aumento da produtividade. Durante a Navalshore Marintek, realizada em agosto passado, no Rio de Janeiro, a Transpetro realizou apresentação técnica sobre seu Sistema de Acompanhamento da Produção (SAP).

Os estaleiros brasileiros estão comprometidos com as metas de aumento da produtividade. Reconhecem que a conquista deste desafio é determinante para a sustentabilidade do setor. A experiência do trabalho em conjunto com o Sistema de Acompanhamento da Produção (SAP) da Transpetro representa uma oportunidade de troca de experiências e de análises de processos e procedimentos.

O debate técnico enfrenta a diversidade da produção nos estaleiros onde estão em construção plataformas, navios-sonda, petroleiros e gaseiros. Diferentes tipos de apropriação de valor de medição de eficiência da produção que precisam ser analisados e definidos.

A Transpetro reconhece que os estaleiros necessitam de um horizonte de planejamento de no mínimo quatro anos de encomendas. Portanto a partir de 2014 é necessário determinar as encomendas programadas para 2016, para iniciar construção a partir de 2018. Os estaleiros estão realizando investimentos no aperfeiçoamento dos sistemas gerenciais e ampliaram o foco na contratação de detalhamentos de projetos básicos, mantendo estreita colaboração entre a especificação de materiais e equipamentos e os procedimentos construtivos no chão de fábrica. É um segmento que abre novas oportunidades de empregos qualificados.

Ariovaldo Rocha
Presidente do SINAVAL – Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore
Artigo para o jornal O Fluminense

16/09/2013|Seção: Artigos|Tags: , , , , |