Seminário Nacional sobre educação profissional na Construção Naval

  • 26/11/2013
sinaval-informa-117-fig1-g

Vice-presidente de relações institucionais do SINAVAL, Marcelo Carvalho, fala sobre a formação de pessoal na construção naval. Foto: Botelho

O vice-presidente de relações institucionais do SINAVAL marcou presença no último dia 26/11/13 apresentando um seminário de empregabilidade no I SEMINÁRIO NACIONAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO NAVAL, PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA, em São João da Barra.

O evento foi realizado por meio de uma parceria entre os INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO E CIENCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO e O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE DE SÃO JOÃO DA BARRA.

Em uma região onde dois grandes empreendimentos estão sendo instalados, Complexo Portuário de Barra do Furado e Superporto do Açu, a qualificação de profissionais para atender as demandas do setor produtivo se torna imprescindível. Para além disso, também é necessário discutir propostas e caminhos formativos para esses profissionais que poderão atuar em uma vasta gama de ocupações.

Nesse contexto, a área Naval tem tido um grande crescimento no Brasil. De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore, a cadeia da construção naval já emprega mais de 70 mil pessoas nos estaleiros brasileiros e conta com 373 obras em andamento.

Atentos a essa realidade, o Instituto Federal Fluminense – Núcleo Avançado de São João da Barra, o Instituto Federal do Ceará – campus Acaraú, e o Instituto Federal de Pernambuco – campus Ipojuca irão realizar o “I Seminário Nacional da Educação Profissional e Tecnológica na Área de Construção Naval: Perspectivas e Desafios para a Formação Contemporânea”, nos dias 26 e 27 de novembro, no Cine Teatro São João, em São João da Barra-RJ.

Entre os participantes, representantes do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore, Petrobras, Transpetro, Prefeitura de Campos e São João da Barra, UFRJ, entre outros.

Atualmente, o Instituto Federal Fluminense oferece no Núcleo Avançado de São João da Barra três cursos técnicos voltados para a área Naval: Metalurgia, Eletromecânica e Construção Naval com a participação de cerca de 170 estudantes.

“A área da construção naval é e será certamente um grande vetor destes novos tempos. A magnitude dos investimentos do setor produtivo e a falta de conhecimento mais aprofundado das novas demandas colocadas pelo atual contexto histórico e regional fomentaram a realização deste evento com vistas a identificar perspectivas e desafios para a formação na contemporaneidade, aglutinando nesta fase pontos de vista e informações dos atores preponderantes do segmento, a exemplo de governos, sindicatos, empresas, profissionais da EPT, estudantes e demais interessados no tema”, destacou Valter Sales, diretor do Núcleo.

DIA: 27/11 (QUARTA-FEIRA)
13:30h – Apresentação cultural – Banda Geração em Cristo do IFF/campus Bom Jesus do Itabapoana/RJ
Painel 03: O ensino, pesquisa e extensão na Área da Construção Naval
14h – Ronaldo Fazanelli Migueis – Programa de Engenharia Naval e Oceânica da COPPE/UFRJ
15h – Edson Fernando Pereira – Coordenador do Curso Técnico em Construção Naval IFPE/ campus Ipojuca
16h – Maurício Aguilar Nepomuceno de Oliveira – Professor do Curso Técnico em Construção Naval do IFCE/ campus Acaraú
17h – Aryvaldo da Silva Machado – Coordenador do Curso Técnico em Construção Naval IFF/ campus São João da Barra
Moderador: Luciano de Lima Sobrinho – Professor do Curso Técnico em Construção Naval do IFCE / campus Acaraú
18h – Encerramento
18:30h – Apresentação cultural

DIA: 26/11 (TERÇA-FEIRA)
12h – Credenciamento
13h – Apresentação Cultural – Projeto Samba IFF/ campus Guarus
13:30h – Abertura
Painel 01: Demandas do Setor Produtivo na Área da Construção Naval
14:30h – Marcelo de Carvalho – Vice Presidente de Relações Institucionais do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (SINAVAL)
16h – Isaias Quaresma Masseti – PETROBRAS/TRANSPETRO e Escola Técnica Henrique Lage
Moderador: Valter Luís Fernandes de Sales – Diretor Geral IFF/campus São João da Barra/RJ
17:30 h – Apresentação Cultural – Centro Pró Estudantil de Grussaí – São João da Barra/RJ
18h – Coquetel de Confraternização com Zeca Ribeiro

DIA: 27/11 (QUARTA-FEIRA)
08:30h – Apresentação Cultural – Grupo de Dança Emanuelle Gaia – São João da Barra/RJ
Painel 02: Desafios e Perspectivas para a Indústria da Construção Naval
9h – Geraldo Albuquerque – Coordenador de Estruturas Metálicas da Integra Offshore
10h – Marcelo Neves Barreto – Secretário de Petróleo, Energias Alternativas e Inovações Tecnológicas de Campos dos Goytacazes/RJ
11h – Sidiney Salgado dos Santos – Secretário de Planejamento de São João da Barra/RJ
Moderador: Enio Camilo de Lima – Diretor Geral IFPE/ campus Ipojuca.

26/11/2013|Seção: SINAVAL Informa|Tags: , , |