Estaleiro Atlântico Sul entrega petroleiro com presença da presidenta Dilma

  • 11/04/2014
Navio petroleiro tipo suezmax Dragão do Mar (Foto: Diário de Pernambuco)

Navio petroleiro tipo suezmax Dragão do Mar (Foto: Diário de Pernambuco)

O Dragão do Mar – terceiro navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS) – será entregue à Transpetro, braço logístico da Petrobras, na próxima segunda-feira (14/4/2014). O lançamento chegou a ser adiado, extraoficialmente, pela Transpetro para a quarta-feira (16). Mas o cerimonial da presidente Dilma Rousseff, que virá para a entrega do navio, confirmou nesta quinta (10) a data inicial. Essa é a terceira embarcação do tipo construída em Pernambuco. Os dois primeiros foram o João Cândido (maio/2012) e o Zumbi dos Palmares (maio/2013).

Assim como os outros dois petroleiros, o Dragão do Mar é do tipo suezmax. Isso significa que ele possui mais de 274 metros de comprimento e boca modelada (largura) de 48 metros. Além disso, o petroleiro possui porte bruto de 157,7 mil toneladas e capacidade para transportar um milhão de barris, o que representa mais de 45% da produção diária de petróleo no país.

Ao todo, a Transpetro encomendou dez navios do tipo suezmax ao EAS. O próximo na lista de entregas é o Henrique Dias, que aguarda a saída do Dragão do Mar para entrar na fase final de testes. Em breve, este navio deve ser lançado ao mar (fase onde são identificados possíveis problemas e realizados os ajustes necessários). A previsão é de que a entrega seja realizada no segundo semestre deste ano.

 

Fonte: Diario de Pernambuco/Rochelli Dantas/Thatiana Pimentel

 

11/04/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , |