Megabloco chinês para construção de navio chega ao porto de Suape

  • 03/11/2014

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) recebeu nesta última sexta-feira (31) um bloco vindo da China que será utilizado em parte do 6ª navio em construção no empreendimento. A operação, a mesma utilizada durante a construção do Dragão do Mar, terceira embarcação construída no local e que foi entregue este ano, ocorreu no Porto de Suape.

Por meio de nota, o EAS informou que o “recebimento ocorre no prazo planejado do cronograma produtivo, que prevê a saída do navio 5 do dique seco para a consequente entrada do navio 6”. Ainda no comunicado, o estaleiro destaca que a aquisição do megabloco fora do país respeita o índice de nacionalização de 65% determinado pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef).

O EAS espera entregar ainda este ano à Transpetro, subsidiária da Petrobras, o navio Henrique Dias, que já está em fase de acabamento. A carteira de encomendas é composta por 22 navios. Até o momento foram entregues três embarcações. A compra do material chinês deve acontecer até o décimo navio. A peça chinesa possui 11,5 mil toneladas de casco e será acoplado à parte do navio que já está em construção em solo pernambucano.

O processo de desembarque no Porto de Suape é complexo. Os navios que transportam o equipamento precisam ter acesso único ao cais principal do Porto. Isso porque, durante a operação, um navio submerge para que a peça bóie e, em seguida, fique apoiada no navio submerso, que transporta o equipamento até o Estaleiro Atlântico Sul.

Fonte: Rochelli Dantas – Diario de Pernambuco
03/11/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |