Reunião do SINAVAL com a Marinha do Brasil

  • 03/02/2026

Integrantes da Diretoria Executiva do SINAVAL estiveram reunidos em 2 de fevereiro com o Contra-Almirante Eduardo Tozzini, Subchefe de Assuntos Marítimos da Marinha do Brasil, em um encontro muito produtivo e com uma agenda ampla de temas relevantes para o futuro do setor naval brasileiro.

Os Executivos do SINAVAL Jorge Faria, João Azeredo, Anderson Fajardo, Gilberto Israel e Cláudio Viveiros com o Contra-Almirante Tozzini (EMA-MB)

 

A conversa, nas dependências do SINAVAL, reforçou a percepção de que a Marinha do Brasil e a Indústria Naval precisam caminhar de forma cada vez mais integrada, principalmente em um contexto internacional marcado por tensões geopolíticas crescentes.

Enquanto diversos países vêm ampliando significativamente seus investimentos em Defesa e em meios navais, o Brasil ainda está consolidando suas atividades nesse campo. Investir na renovação e ampliação da frota da Marinha do Brasil representa uma grande oportunidade de desenvolvimento para a Indústria Naval nacional e para toda a sua cadeia de fornecedores. Trata-se de um importante caminho a trilhar, capaz de gerar empregos e renda para os brasileiros, impulsionar o desenvolvimento tecnológico e fortalecer a base industrial do País.

É importante lembrar que cerca de 90% do petróleo brasileiro são produzidos no mar e que o Brasil detém uma extensa área oceânica, comparável ao tamanho da Amazônia, rica em minerais e recursos estratégicos — a chamada Amazônia Azul. A proteção desse patrimônio exige meios navais adequados, boa capacidade industrial instalada e visão de longo prazo sobre conceitos como a soberania nacional.

O SINAVAL e a Marinha do Brasil têm uma importante contribuição a fazer  para a construção de uma agenda que fortaleça de forma integrada a Indústria Naval e os interesses estratégicos do País.

03/02/2026|Seção: Destaque Superior 300px, SINAVAL Informa|Tags: , , |