Lula recebe representantes da indústria naval

  • 21/03/2024

Reunião, nesta quarta-feira (20), contou com sindicatos de metalúrgicos, marítimos, petroleiros e da construção naval, além de representantes da frente parlamentar em defesa da indústria naval.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na tarde desta quarta-feira (20), representantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira, em Brasília. A reunião, no Palácio do Planalto, durou aproximadamente uma hora e meia e teve a presença de parlamentares e de sindicatos de metalúrgicos, marítimos, petroleiros e da construção naval, além do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci. Na ocasião, os membros da frente apresentaram ao presidente o relatório elaborado em 2023, com um conjunto de ações sugeridas para contribuir para a retomada do setor naval de forma efetiva.

O presidente da frente parlamentar, deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), contou que Lula ouviu as manifestações e reafirmou compromisso com a indústria naval como estratégica para soberania e para a defesa da indústria nacional, com potencial de geração de empregos e fortalecimento da construção naval e da marinha mercante. “Foi uma reunião positiva e saímos confiantes de que a retomada setor naval vai se efetivar. Sabemos que existem ações a serem realizadas que envolvem arcabouço legal, algumas autorizações que precisam ser feitas para dar competitividade à nossa indústria, comparada ao cenário mundial”, disse à Portos e Navios.

Lindenmeyer acredita que existe uma posição clara de Lula entendendo que a atividade é estratégica para o desenvolvimento do país. “Dentro da retomada da política industrial brasileira, nossa certeza é que teremos logo adiante a consolidação de uma proposta para um novo programa para a retomada da indústria naval no país”, projetou o deputado.

O encontro ocorreu 20 dias após reunião do grupo com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, também com a participação de parlamentares e representantes de trabalhadores marítimos, metalúrgicos, profissionais de estaleiros e da Transpetro para apresentação de propostas da frente para elaboração de uma política para uma retomada sólida das atividades ligadas à construção naval no país. Na ocasião, Alckmin estava como presidente em exercício, por conta de uma viagem de Lula ao exterior. O MDIC tem nove grupos de trabalho que discutem propostas para a atividade.

O pacote de medidas apresentadas pela frente parlamentar para alavancar a indústria naval abrange, entre outros pontos, discussões sobre conteúdo local, financiamento através do Fundo de Marinha Mercante (FMM), desoneração da folha de pagamento para o setor naval e marítimo e a revisão de impostos de importação de navios.

A frente tem na agenda uma visita ao polo naval de Manaus (AM), na próxima sexta-feira (22). Na sequência, os integrantes da frente devem visitar estaleiros em Pernambuco. “Estamos peregrinando para fazer diagnósticos, mas também consolidar sugestões e alternativas para fortalecer a pauta de sugestões e indicações da frente para contribuir na construção desse grande projeto de retomada do setor naval”, afirmou Lindenmeyer.

O presidente da Frente acrescentou que um dos desafios é debater com setores contrários à atividade de construção no Brasil e que preferem a contratação de embarcações e de plataformas de petróleo e gás no exterior. “Temos engenharia, trabalhadores qualificados, estaleiros com equipamentos de ponta, universidades e institutos federais e a possibilidade de qualificação de recursos humanos. Está tudo pronto para uma retomada com força. É preciso ter contratos efetivamente sendo realizados pelo Brasil”, defendeu.

 

Fonte: Portos & Navios – Danilo Oliveira
21/03/2024|Seção: Destaque Superior 300px, Notícias da Semana|Tags: , , , , , |