Empresa de apoio portuário negocia com estaleiros construção de 2 rebocadores e, no longo prazo, estuda construção de mais 5 novas embarcações
A Sulnorte espera receber, em meados de março, o último rebocador de uma série de três novas embarcações construídas no Estaleiro Rio Maguari (ERM), no Pará. O rebocador mais recente da frota da empresa, o SN Acaraú, foi entregue pelo ERM no ano passado, com projeto Robert Allan, Rampart 2300, com mais de 75 toneladas de bollard pull (BP), propulsores azimutais Kongsberg e contando com dois motores Caterpillar. Este rebocador +75 BP conta também com sistema FiFi 1 (combate a incêndios). A próxima unidade a ser entregue reforçará a presença da empresa em importantes complexos portuários do país.
A empresa de apoio portuário avalia outras sete embarcações para expansão de sua frota. “No curto prazo, estamos em negociação avançada com alguns estaleiros para a construção de mais dois rebocadores, e no longo prazo, estudamos a construção de mais cinco novas embarcações”, contou à Portos e Navios a gerente de inteligência de mercado e novos negócios da Sulnorte, Luíza Coli.
A Sulnorte opera hoje 26 rebocadores alocados em portos de diferentes regiões do Brasil. Luíza ressaltou que os planos de expansão acompanham as demandas do mercado. “Nossa estratégia é estudar o cenário atual e futuro dos portos brasileiros para alocar os nossos recursos com eficiência e assertividade”, frisou. A empresa fechou o último ano com mais de 8.000 manobras próprias realizadas em todo o Brasil.





