Além do transporte marítimo entre portos brasileiros, chamada navegação de cabotagem, o transporte hidroviário interior, principalmente através de rios, é outro segmento da construção naval que apresenta enorme potencial de expansão. A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) apresentou pesquisa, em novembro, informando que dos 63 mil quilômetros de extensão dos rios existentes, apenas 41.635 km são de vias navegáveis. A vias hidroviárias são essencial ao desenvolvimento das regiões onde estão localizadas as grandes bacias hidroviárias: Bacia do São Francisco, no Nordeste; Bacia do Amazonas e Bacia do Tocantins-Araguaia, no Centro-Norte; Bacia Paraná-Tietê, no Sudeste; Bacia Sul, no Rio Grande do Sul; e Bacia Cuiaba-Paraguai. Segundo a CNT será necessário investimento no valor de a R$50 bilhões, nos próximos dez anos, para ampliar a extensão navegável e criar ume estrutura logística. Investimentos que serão públicos e da iniciativa privada. A Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), divulgou, em fevereiro de 2013, o Plano Nacional de Integração Hidroviária que analisa em profundidade a estrutura das bacias, a projeção expansão do transporte de cargas e as necessidades de terminais portuários fluviais. Há grande oportunidade para a construção naval de empurradores e barcaças. Há demanda por técnicos e especialistas neste segmento, novas oportunidades para os jovens na construção naval e na rede de empresas fornecedoras para o setor de transporte fluvial, nas diversas regiões.
Ariovaldo Rocha
Presidente do SINAVAL – Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore Artigo para o jornal O Fluminense