Ponto de Vista: Construção de módulos para plataformas

  • 12/07/2013

O processo de produção de petróleo em alto mar (offshore), acessando os sistemas submarinos que interligam conjuntos de 10 a 20 poços, é realizado através das plataformas de produção de petróleo. Estruturas flutuantes, compostas por um casco capaz de armazenar até um milhão de barrís de petróleo e módulos de processos no deque superior. Esses módulos são sistemas eletro-mecânicos que realizam diversas tarefas essenciais: geração de energia elétrica, bombeamento de fluidos em alta pressão, geração de vapor, sistemas de filtragem e separação de gás, além dos módulos de hospitalidade para abrigar cerca de 100 tripulantes.

Atualmente 16 obras de construção de módulos e sua interligação com os cascos de plataformas estão sendo realizadas por estaleiros brasileiros em diversas regiões dos país: BrasFELS, Brasa e OSX (RJ); Quip e EBR (RS); EAS (PE); Jurong (ES) e Tecnip-Techint (PR).

A atividade é de grande importância pela sua agregação de tecnologias. O módulos de processo mobilizam uma rede de fornecedores locais e internacionais que suprem equipamentos e sistemas. Alguns desses fornecedores estão entre as maiores empresas brasileiras. O trabalho de integração dos módulos à estrutura do casco (onde uma tecnologia especializada também é aplicada) gera empregos para técnicos qualificados em todas as regiões. É um segmento fundamental para o projeto brasileiro de aumento da produção de petróleo até 2020.

Neste segmento de construção e integração de módulos vem ocorrendo um grande esforço de aumento do conteúdo local. Ação que recebe a adesão de grandes empresas que estão implantando unidades industriais locais, como é o caso das novas unidades recentemente instaladas ou em implantação: Estaleiro Brasa, uma associação do grupo Synergy com a SBM; EBR, associação da Setal Óleo e Gás e Toyo Engineering; Tecnip e Techint; Estaleiro Jurong Aracruz; OSX e Mendes Junior. É uma clara demonstração das oportunidades que o programa produção de petróleo promove no Brasil.

Ariovaldo Rocha
Presidente do SINAVAL – Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore

Fonte: O Fluminense
12/07/2013|Seção: Artigos|Tags: , , , , , , , , , , , |