Fabricantes de motores registram conquistas de encomendas e parcerias locais

  • 15/08/2013

GE

A indústria naval e offshore segundo levantamento feito pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), apresentou um crescimento relevante ao ano desde 2003 e a GE Marine, da GE Transportation, tem sido uma importante parceira para desenvolver o setor no Brasil.

Durante a 10ª edição da feira Navalshore, principal evento da América Latina sobre a indústria naval e offshore, a GE Marine, da GE Transportation apresenta como principal destaque os motores a Diesel, com injeção eletrônica, que garantem menor custo de operação na embarcação e possibilitam a redução de consumo de combustível em até 10% em relação aos equipamentos disponíveis no mercado e, com isso, as embarcações emitem menos CO2 na atmosfera, tornando-as mais sustentáveis .

Os motores da GE comercializados no Brasil são dos modelos GE L250, GE V250 e GE V228 e são utilizados em embarcações de médio porte em atividades de apoio offshore. Projetados para vida útil longa e manutenção rápida, oferecem ótimo custo operacional e alta disponibilidade e confiabilidade.

Cummins

A estratégia da Cummins Brasil em oferecer pacotes com conteúdo local para atender aos requisitos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) tem gerado bons resultados. A maior fabricante independente de motores Diesel se prepara para entregar sete unidades de geradores de emergência que vão atuar no pré-sal a partir de 2014.

A empresa vai fornecer os equipamentos, previstos para ser entregues anualmente, com início da primeira unidade em dezembro de 2013, para a General Electric (GE), empresa responsável por entregar os módulos de potência para o Estaleiro Atlântico Sul, localizado em Recife (PE).

Os módulos serão utilizados como geradores de emergência em 7 plataformas de perfuração (Drill Ships) pela Petrobras e devem atuar na costa brasileira. A venda foi resultado de um trabalho realizado em conjunto, pelo Distribuidor Cummins DCML, localizado em Belo Horizonte (MG), pela CVS – Cummins Vendas e Serviços e o COE – Centro de Excelência Marine Oil&Gás, de Singapura.

De acordo com Rodrigo Teixeira, gerente de Negócios Marítimos da companhia, durante a negociação foi acordado que a entrega do conteúdo local será feita de forma escalonada, com aumento gradativo da nacionalização do produto que vai de 40% até 50%. Os Grupos Geradores Cummins serão dotados de motor Cummins QSK 60 e alternador WEG, com potência unitária de 1.800 KWe .

O sistema ainda conta com o moderno Painel C-Command Elite Plus que permite o monitoramento da embarcação via satélite trabalhando de forma preventiva e projetado para auxiliar os operadores marítimos a controlar todos os parâmetros do motor, como gerenciar os custos operacionais.

A diversidade de aplicações para as embarcações é o grande diferencial da Cummins que traz a solução completa para as embarcações, com sua vasta gama de produtos: motores auxiliares de bordo, geradores de emergência e auxiliares, bem como motores de propulsão.

A demanda do pré-sal por soluções inovadoras e produtos de alta qualidade tem gerado bons negócios para a Cummins Marine. A maior fabricante independente de motores Diesel que fechou recentemente, por meio do Distribuidor Cummins Vendas e Serviços (CVS), localizado no Rio de Janeiro (RJ), a venda de 24 motores para seis embarcações modelo UT400, também conhecido como FSV (Fast Supply Vessel).

As 24 unidades dos motores de propulsão da Cummins modelo QSK 50 vão equipar as embarcações da Brasil Supply, responsável por fornecer à Petrobras os barcos de apoio à exploração de petróleo. O primeiro lote, de 4 motores Cummins, será entregue para o estaleiro Arpoador, sediado no Guarujá (SP), em outubro deste ano.

O início da operação das seis novas embarcações FSV da Brasil Supply está previsto para o segundo semestre de 2014. Cada crewboat receberá quatro motores QSK 50, de 16V e 1.800 hp cada um, totalizando 7.200 hp de potência por barco. A eletrônica embarcada nos propulsores Cummins permite que a frota seja monitorada por satélite e dispõe de total controle dos sistemas internos, tais como consumo de combustível, performance do motor, dentre outros tantos atributos que o sistema proporciona.

Vale acrescentar que o Cummins QSK 50 atende às mais rigorosas normas de emissões vigentes, IMO Tier II e EPA Tier 2, homologado por todas as principais empresas certificadoras. A divisão Marine de negócios da Cummins se concentra no fornecimento de motores Diesel marítimos, sejam mecânicos e/ou eletrônicos.

Fonte: Portos e Navios
15/08/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , , |