FUP alerta que navios da Transpetro correm risco de virar sucata
Setor aguarda posição da Petrobras em reunião prevista para início de fevereiro. Leia mais
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Em relação à nota publicada no Jornal O Globo em 13 de janeiro, informando que a instituição Logística Brasil alega que a recente licitação da Petrobras para contratação de serviços de apoio marítimo – que envolvem a construção de 12 embarcações em estaleiros brasileiros – teria favorecido determinadas empresas nacionais, gostaríamos de apresentar nosso posicionamento sobre esse assunto. Leia a nota completa
O texto final do Projeto de Lei Complementar nº 68/2024 que regulamenta a Reforma Tributária e institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), foi sancionado com alguns vetos presidenciais e deu origem à Lei Complementar nº 214/2025. Naturalmente, políticas de Comércio Exterior e Regimes Aduaneiros Especiais sofreram importantes modificações.
Setor naval vive revolução tecnológica e cria novas oportunidades de carreiras. Mercado exige capacitação especializada. Leia mais
Texto da LC, parte da Reforma Tributária, prevê incentivos voltados à modernização e ampliação da estrutura portuária e à indústria naval. Leia mais
Detalhamento dos projetos da Marinha do Brasil na Mensagem Presidencial do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025. Leia mais
Recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) contemplam 430 projetos entre obras portuárias e construção naval. Leia mais
Necessária estratégia para a retomada dos estaleiros e da indústria naval brasileiros, sob pena de elevar custos e prazo. Leia mais
Nesse Editorial, como em outros anteriormente publicados, o jornal insiste na falta de competitividade dos estaleiros nacionais, desconsiderando o fato de que nenhum setor da economia brasileira tem condições de competir com os setores similares dos países asiáticos. No caso da Indústria Naval e Offshore, os estaleiros da Ásia são fortemente subsidiados pelos governos de seus países, que controlam os estaleiros e colocam à sua disposição vultosos recursos que lhes permitem, com base na redução dos custos proporcionados por esses subsídios, vencer as concorrências internacionais. Esse é um fato amplamente conhecido no Brasil e no mundo. Continue lendo.