Clipping de notícias semanal com informações relevantes para o setor.
Redução do AFRMM no BR do Mar não serve à cabotagem e impacta indústria naval, dizem especialistas
O programa do governo federal de incentivo à cabotagem, o BR do Mar, continua gerando discussões, apesar de já finalizado e prestes a ser encaminhado ao Congresso Nacional. Para especialistas na área, uma das principais mudanças previstas pelo projeto, que pretende reduzir o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) na navegação de longo curso, não serve de incentivo ao setor, como deve ainda impactar negativamente a indústria naval brasileira. A redução no AFRMM no longo curro prevista pelo governo é de 25% para 10%.
Com Inovação, Wilson Sons reduz taxas de acidentes na frota de rebocadores em 95%
Companhia utiliza novas tecnologias para reforçar cultura de segurança.
Com uma frota de 76 rebocadores, a maior do Brasil, a Companhia reduziu em mais de 95% a taxa de acidentes com afastamentos na última década.
Recentemente, a empresa iniciou o uso inteligência artificial (IA) em três dos portos onde opera. O software foi desenvolvido pela própria Wilson Sons, em parceria com startups, e contribui para o planejamento da manobra de forma mais ágil e com maior segurança.
Petrobras negocia aditivos para FPSO
A Petrobras está negociando aditivos contratuais com o Estaleiro Jurong, em Aracruz (ES), para modificar a planta de processamento do FPSO P-71, a fim de adaptá-la ao campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos.
PL voltado à cabotagem deve ampliar discussões do BR do Mar no Congresso
Governo e empresas de navegação acreditam que o projeto de lei 3129/2020 vai gerar novas discussões durante a tramitação do texto do BR do Mar, que ainda não foi encaminhado ao Congresso. A senadora Kátia Abreu (PP-TO), que anteriormente apresentou outros projetos relacionados à cabotagem, apresentou propostas que incluem mudanças no afretamento por tempo e eliminação gradativa do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM). O PL da parlamentar prevê alterações no marco regulatório da navegação (Lei 9432/1997) e na lei de criação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
PL propõe mudanças no afretamento por tempo e eliminação gradativa do AFRMM
Um projeto de lei apresentado no Senado prevê mudanças no marco regulatório da navegação (Lei 9432/1997) e na lei de criação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O PL 3129/2020, da senadora Kátia Abreu (PP-TO), traz propostas para incrementar o afretamento de navios a casco nu e visando afastar entraves para o afretamento a tempo de navios estrangeiros, quando não houver navio nacional para atender a demanda. Segundo a autora, as propostas contribuem para aumentar a oferta de navios e dar competitividade do setor.
Frotas de cabotagem e navegação interior têm idade média de 14 anos
A navegação marítima brasileira concentra uma frota da ordem de duas mil embarcações e 450 empresas autorizadas somando os segmentos de cabotagem, longo curso, apoio marítimo e apoio portuário. A cabotagem reúne 179 embarcações, com idade média de 14 anos. Já a navegação interior (longitudinal de cargas) totaliza 1.860 embarcações, com a mesma média de idade.
Equilíbrio entre receita e incentivos depende de demanda perene, diz membro do CDFMM
O Fundo de Marinha Mercante (FMM) fechou 2019 com R$ 14,4 bilhões de superávit acumulado e tem R$ 32,8 bilhões aplicados em projetos. Rafael Furtado, membro do conselho diretor do fundo (CDFMM), apontou a necessidade de uma demanda perene para que exista maior compatibilidade da receita com os incentivos concedidos ao setor naval por meio de financiamentos.
BR do Mar e Indústria Naval – Desafios para seu Fortalecimento
Nesta sexta-feira dia 5 de junho, foi realizado o webinar público organizado pelo Instituto Brasileiro de Logística (IBL) e pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI) para debater o tema "BR do Mar e Indústria Naval - Desafios para seu Fortalecimento". Entre os participantes está Sergio Bacci, vice-presidente executivo do SINAVAL.
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Abemi defende mudanças na tributação e novas políticas públicas para elevar competitividade do setor de O&G
A palavra que tomou conta dos debates no setor de óleo e gás nesta semana foi competitividade, muito em virtude do encontro online que reuniu os principais executivos das petroleiras presentes no Brasil. Este foi o assunto da vez durante a apresentação, que também foi muito marcada pela ausência de uma mensagem com perspectivas de novos negócios para a cadeia de fornecedores do país. Ontem, o Petronotícias ouviu o setor naval para repercutir estes temas. Hoje, o entrevistado que irá debater conosco estes assuntos será o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), Telmo Ghiorzi.
Sinaval contesta Petrobras e diz que contratação da indústria local ajudaria o Brasil na retomada pós-pandemia
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, deu nesta semana um recado para a indústria naval: “o Brasil tem vantagens em recursos naturais e os chineses têm o potencial industrial”. Ou seja, a companhia pretende continuar contratando suas plataformas na Ásia e, em especial na China. “Essa é a cabeça de quem acha que o Brasil sempre será colônia”, disse o vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Sergio Bacci (foto).
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