Atividades antecipadas no pré-sal da Bacia de Santos
A ANP autorizou a realização de atividades antecipadas nos campos de Lula/ Sul de Lula e Búzios e nas áreas de Sururu e Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos.
A ANP autorizou a realização de atividades antecipadas nos campos de Lula/ Sul de Lula e Búzios e nas áreas de Sururu e Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos.
O estaleiro BrasFELS, da Keppel FELS Brasil SA, entregou o FPSO P-66 à Tupi BV, consórcio formado pela Petrobras, BG E&P Brasil e Petrogal Brasil.
http://sinaval.org.br/wp-content/uploads/Relatorio-de-Infraestrutura-Fevereiro-2017.pdf
Estudo do Departamento de Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) defende que a mudança das regras atuais de conteúdo local para exploração e produção de óleo e gás para um índice global único reduziria a produção, o número de empregos e a arrecadação gerada pela indústria nacional de bens e serviços.
Com a presença do Presidente Michel Temer, realizou-se em Brasília na ENAP – Escola Nacional de Administração Pública, em 14 de fevereiro, a reunião do CDES, seguida de almoço.
No mesmo dia, após o almoço, foram realizadas as primeiras reuniões dos grupos temáticos para análise de temas específicos, com prosseguimento neste dia 15.
A Indústria Naval e Offshore brasileira está incluída em diversos desses grupos, para análise da situação atual e proposição de soluções para sua recuperação.
Na foto, o Presidente Temer cumprimenta o Presidente e o Vice-Presidente Executivo do SINAVAL, Ariovaldo Rocha e Carlos Eduardo Macedo, por ocasião do almoço. Foto: Marcos Corrêa/PR
O presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha, participou nesse dia 14 de fevereiro, como Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Social da Presidência da República (“Conselhão”), de reunião do Grupo de Trabalho do tema Ambiente de Negócios, do qual consta como objeto de estudos e análise, a situação da Indústria Naval Brasileira.
A ANP abriu consulta pública do pedido de waiver (perdão pelo descumprimento) do conteúdo local da UEP piloto de Libra, feito pela Petrobras, com o objetivo de recolher subsídios para a edição de ato regulatório que decidirá sobre a sua isenção.
Promover o reúso e o descarte correto da água industrial de maneira segura e responsável é um dos deveres das companhias que lidam com resíduos oleosos, sais inorgânicos solúveis, compostos orgânicos voláteis e outros contaminantes.
A exigência de conteúdo local não pode ser responsabilizada pela alegação falaciosa que o preço do FPSO é 40% mais caro. As mudanças na política de conteúdo local brasileira vem sendo alvo de acirrada disputa, polarizando posicionamentos divergentes entre o setor de produção de petróleo e gás e a indústria fornecedora de bens e serviços dessa cadeia, entre elas a indústria da construção naval e offshore.
O Presidente Ariovaldo Rocha recebeu no dia 7 de fevereiro com sua equipe de trabalho, na sede do SINAVAL, o Prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, que estava acompanhado por seu Secretario de desenvolvimento econômico, João Carlos Rabello.