EAS faz prova de mar do navio Castro Alves
O petroleiro é o 1º do tipo Aframax que é totalmente produzido em Pernambuco e foi fabricado em tempo recorde pelo Estaleiro Atlântico Sul
O petroleiro é o 1º do tipo Aframax que é totalmente produzido em Pernambuco e foi fabricado em tempo recorde pelo Estaleiro Atlântico Sul
O Comitê Diretivo do Pedefor publicou no Diário Oficial da União nesta terça-feira (27) resolução que permite à ANP adotar exigências de conteúdo local distintas daquelas vigentes nos contratos de concessão assinados até a 13ª rodada. Os percentuais mínimos de conteúdo local definidos pela ANP nos termos do caput não poderão ser inferiores àqueles previstos na Resolução nº 7/2017, do CNPE.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) vai publicar até o dia 13 de abril a resolução estabelecendo os critérios para o perdão (waiver no jargão da indústria) para as empresas ou consórcios que não atingirem os percentuais de conteúdo local previstos nos contratos assinados até 2013.
Ontem, 21 de março, no Palácio do Planalto, realizou-se a 47ª reunião plenária do "Conselhão" - Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES), presidido pelo Presidente Michel Temer e tendo a participação, como Conselheiro, do Presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha.
O setor de defesa no Brasil pode ser nos próximos anos uma boa fonte de novos negócios para área nuclear do País. De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), Olga Simbalista, a área de propulsão naval está muito bem em termos de perspectivas, especialmente por conta do desenvolvimento do submarino nuclear.
A Industria de Construção naval e Offshore está em busca de novas oportunidades em face da crise que afeta nosso País. Os Estaleiros, no momento, estão com ociosidade por causa de ausência de demandas de construção. Assim sendo duas atividades surgem no horizonte: reparos navais e descomissionamento, também denominado de desmonte ou desmantelamento. Vamos abordar este último assunto que é novo para o mercado brasileiro, e que ainda carece de ajustes. O descomissionamento pode ser de embarcações inservíveis ou de plataformas em fim de ciclo.
Com o retorno das rodadas de leilões da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o setor de óleo e gás volta a trazer novos investimentos ao país. Com isso surge um novo cenário para a logística offshore.
A Petrobras adiou pela sexta vez consecutiva a data de entrega das propostas da licitação para o afretamento do FPSO de Búzios V, unidade programada para ser na cessão onerosa em 2021. Com a prorrogação, o novo prazo foi remarcado para 13 de abril.
Sem perspectiva de novas encomendas, o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) vai recorrer a instâncias políticas para tentar sobreviver. A direção do empreendimento vai participar de sessões da Câmara dos Deputados, em Brasília, para mostrar que, sem o apoio da Petrobras, pode fechar as portas em meados do próximo ano, deixando mais de 3,6 mil pessoas desempregadas em Pernambuco. E as reuniões já começam na próxima semana, devido à possibilidade de contratação de novos navios para exploração do Pré-Sal.
De origem norueguesa, as empresas Aker Solutions, principal fornecedora do setor de óleo e gás no Paraná, e Statoil, uma das principais produtoras de petróleo no Brasil, celebraram oficialmente a assinatura de três contratos de exportações de bens produzidos no Brasil para a Noruega.